17 de junho de 2024

Tecnologia e inovação do Sistema FIEB foram destaque na Bahia Farm

Agroindústria CIMATEC FIEB IEL SENAI SESI

Visitantes conheceram os principais serviços e projetos das entidades do Sistema Indústria na Bahia

Robô quadrupede desfila na Bahia Farm Show Fotos Loiola/Coperphoto/Sistema FIEB

Quem visitou a Bahia Farm show, que encerrou neste sábado, 15.6, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, pode conhecer de perto uma amostra do que o Sistema FIEB pode oferecer em termos de serviços, inovação, educação, formação e orientação profissional e tecnologia.

SESI, SENAI, SENAI Cimatec, IEL Bahia e FIEB estiveram presentes ao evento, que recebeu mais de cem ml visitantes, com um estande que reuniu os serviços das entidades do Sistema FIEB com direito a demonstrações e orientações prestados por estudantes e profissionais das entidades.

Um dos destaques foi o robô quadrúpede, equipamento desenvolvido no SENAI Cimatec, que desfilou pelo espaço da maior feira agropecuária do estado, chamando a atenção dos visitantes. O Cimatec também levou um braço robótico, além de amostras de produtos do setor de alimentos.

Ainda no campo da tecnologia, os estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) fizeram demonstrações de robótica, atividade que faz parte do currículo das escolas da Rede SESI em todo o estado e que tem o SESI Bahia como entidade engajada na disseminação e popularização da robótica educacional no estado.

Em Educação, além da robótica educacional, foram feitas apresentações de projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio das Escolas SESI Ignez Pitta (Barreiras) e João Ubaldo Ribeiro (LEM) e projetos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região.

O SESI Bahia também fez uma exposição de projetos e serviços nas áreas de Saúde e Segurança na Indústria. Um dos destaques foi o Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos. A iniciativa prevê a elaboração de um programa de gerenciamento de risco do trabalho, baseado nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho para as empresas da região que trabalham com armazéns e silos.

O visitante também pode conhecer equipamentos utilizados em cursos e palestras de saúde e segurança no trabalho e em avaliações ambientais e conferir ações do circuito de saúde do SESI, com serviços como o de aferição da pressão arterial.

Ainda na área de educação, O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) levou a Escola Técnica, apresentando duas bancadas com kits didáticos de hidráulica e pneumática, simulando a movimentação de uma carga de algodão. O objetivo foi mostrar como os cursos técnicos e profissionalizantes podem contribuir para a cadeia do agronegócio.

O SENAI, que está com matrículas abertas para cursos técnicos para o segundo semestre de 2024 também apresentou aos visitantes as diversas modalidades e formas de ingresso nos cursos da instituição, inclusive a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos, até 3 de julho.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participou do evento com uma equipe à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre os serviços de consultoria de acesso ao crédito, associativismo, assessoria em meio ambiente e apoio à internacionalização. Também estiveram representados o Núcleo de Relações Institucionais da FIEB e o Observatório da Indústria, serviço de inteligência de dados da FIEB.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) apresentou aos empresários e visitantes os serviços de orientação de carreira e empresarial que realiza. Uma atração de destaque foram os óculos de realidade virtual do Programa Inova Talentos que permitem conhecer como funciona o programa, voltado para o desenvolvimento de projetos de inovação, mediante a concessão de bolsas para profissionais graduados.

“O Sistema FIEB é parceiro da AIBA e ABAPA em várias iniciativas e atuamos junto à agroindústria, formando e qualificando pessoas, fornecendo serviços, tecnologia e inovação. Levamos para a Bahia Farm uma amostra de todo o potencial que o Sistema FIEB tem a oferecer”, destaca Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB.

Diretores e presidentes de sindicatos vinculados à FIEB também estiveram presentes à Bahia Farm Show, a exemplo do vices-presidentes Murilo Xavier e Sérgio Pedreira (Sindical) e Wilson Andrade (Sidifibra).

15.06.2024 - Entidades do Sistema FIEB na Bahia Farm Show
Participação do Sistema FIEB na Bahia Farm Skow 2024