7 de junho de 2024

Sistema FIEB marca presença na Bahia Farm Show

Escola SESI FIEB IEL Indústria NAC SENAI SESI

Visitantes poderão conhecer de perto os principais serviços e formas de atuação das entidades do Sistema Indústria na região

Foto: Joa Souza/Shutterstock

O Sistema FIEB participa da Bahia Farm Show 2024, que acontece de 11 a 15 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. SESI, SENAI, SENAI Cimatec, IEL Bahia e FIEB apresentarão seus produtos e serviços em um estande aberto à visitação. O evento é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e do Instituto AIBA (IAIBA).

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participa do evento com uma equipe para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre os serviços de consultoria para acesso ao crédito, associativismo, assessoria em meio ambiente e apoio à internacionalização. Também estarão representados o Núcleo de Relações Institucionais da FIEB e o Observatório da Indústria, serviço de inteligência de dados do Sistema FIEB.

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) irá expor projetos e serviços nas áreas de Educação e de Saúde e Segurança na Indústria. Em Educação, além da montagem de peças em robótica educacional, haverá apresentação dos projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio das Escolas SESI Ignez Pitta (Barreiras) e João Ubaldo Ribeiro (LEM). Também está programada uma exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região.

Na área de Saúde e Segurança na Indústria, o visitante poderá conhecer equipamentos utilizados em cursos e palestras de saúde e segurança no trabalho e em avaliações ambientais e conferir ações do circuito de saúde do SESI, como serviços como aferição da pressão arterial.

Um dos destaques que o SESI apresentará é o Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos. O projeto prevê a elaboração de um programa de gerenciamento de risco do trabalho baseado nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho para as empresas da região.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) estará presente com a Escola Técnica, apresentando duas bancadas com kits didáticos de hidráulica e pneumática, simulando a movimentação de uma carga de algodão. O objetivo é mostrar como os cursos técnicos e profissionalizantes podem contribuir para a cadeia do agronegócio. O SENAI, que está com matrículas abertas para cursos técnicos para o segundo semestre de 2024 também apresentará aos visitantes as diversas modalidades e formas de ingresso nos cursos da instituição.

Braço tecnológico e de inovação do Sistema Indústria na Bahia, o SENAI Cimatec levará para a Bahia Farm Show um robô quadrúpede, um braço robótico, além de amostras de produtos do setor de alimentos. O Cimatec também fará uma apresentação digital de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), desenvolvidos na instituição.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) também estará presente no estande. A entidade vai apresentar aos empresários e visitantes os serviços de orientação de carreira e empresarial que realiza. Uma atração serão os óculos de realidade virtual do Programa Inova Talentos que permitem conhecer como funciona o programa, voltado para o desenvolvimento de projetos de inovação, mediante a concessão de bolsas para profissionais graduados.

Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB, explica que o presidente Carlos Henrique Passos priorizou a participação das entidades do Sistema Indústria na Bahia Farm Show como uma oportunidade de apresentar ao segmento do agronegócio uma amostra do que o Sistema Indústria pode oferecer para apoiar o setor no seu desenvolvimento.

“O Sistema FIEB é parceiro da AIBA e ABAPA em várias iniciativas e atuamos junto à agroindústria, formando e qualificando pessoas, fornecendo serviços, tecnologia e inovação. Convidamos a todos para que conheçam mais de perto todo o potencial que o Sistema FIEB tem a oferecer”, acrescenta Manuela Martinez.