6 de junho de 2024

Sinprocim-BA comemora os 40 Anos da entidade

FIEB Indústria Sindicatos

Programação comemorativa ocorreu nesta quinta-feira, 6.6, na sede da FIEB, com a realização de um seminário e minicursos

Inovação, sustentabilidade e produtividade foram os temas que nortearam a comemoração dos 40 anos do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim-Ba), nesta quinta-feira, 6.6, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A programação foi iniciada pela manhã, com a realização de três minicursos, e teve sequência à tarde com um seminário que reuniu associados e convidados.

Aberto pelos presidentes da FIEB, Carlos Henrique Passos, e do Sinprocim-Ba, Benedito Carneiro, o seminário comemorativo trouxe temas relevantes como Reforma Tributária, desenvolvimento sustentável do setor e inovação, produtividade, sustentabilidade e descarbonização.

Na abertura do seminário, o presidente da FIEB parabenizou o sindicato pelos 40 anos e lembrou a importância da inovação e da industrialização na construção, condição essencial para que o setor possa dar o próximo salto de qualidade. Carlos Henrique Passos reforçou ainda a importância do associativismo. “O processo associativo passa pelos sindicatos e acredito que a união em torno de interesses comuns é o caminho que nos permite um ambiente de negócios melhor.

Carlos Henrique Passos destacou em seu discurso o papel das entidades que formam o Sistema FIEB – SESI, SENAI, CIMATEC, IEL, FIEB E CIEB – para apoiar as empresas na construção do seu desenvolvimento, elencando as atividades desenvolvidas por cada uma delas. O SESI nas áreas de educação e saúde e segurança no trabalho (SST), o SENAI, na qualificação profissional, SENAI Cimatec no desenvolvimento de pesquisa e inovação (P&D), IEL com uma atuação em governança empresarial, além de gestão de carreiras e inovação. “Depende de nós, empresários, aproveitarmos todos estes serviços em benefícios das empresas associadas”, acrescentou.

O presidente do Sinprocim-Ba, Benedito Carneiro, ressaltou que a história do sindicato é marcada pela forte união e coesão dos seus associados. “Nosso desafio é manter a nossa base de associados coesa e trazer novos associados. Nosso papel tem sido de mostrar às  empresas todas as vantagens que elas se beneficiam ao participar deste movimento associativo”.

A programação seguiu com as palestras “O cenário econômico, inserção da Bahia e impactos da reforma tributária”, ministrada por Vladson Bahia Menezes, superintendente da FIEB; “A importância da industrialização e da pré-fabricação em concreto, face aos novos cenários da construção civil, rumo ao desenvolvimento sustentável”, sob o comando de Iria Doniak, presidente executiva da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto; e “O papel da Inovação na Produtividade, Custos e Descarbonização”, tema apresentado por Vanderley John, professor titular da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.

O evento contou com a presença do presidente do Sinprocim-PE, Reinaldo do Rêgo Barros, além de empresários e associados do setor.

Os minicursos ministrados foram “Industrialização da Construção em Concreto: da Fábrica aos Canteiros de Obras”, com Iria Doniak, presidente Executiva da ABCIC; “Manifestações Patológicas e Degradação de Argamassa em Edifícios: requisitos e critérios com a nova norma NBR 13281”, com Antônio Sérgio Ramos, professor da Escola Politécnica da UFBA; e “Montagem de Paredes de Drywall”, aplicado por Jairo Silva, Instrutor da Knauf.