Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

8 de julho de 2024

SENAI Bahia compartilha expertise em aprendizagem digital com o Marrocos

CIMATEC ITED SENAI
Imersão teve início nesta segunda-feira (8) e contou com representantes do SENAI nacional, SENAI Bahia (Ited e Cimatec), OFPPT e Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania (CGAA) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Foto: ITed.

Uma comitiva do Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT, na sigla em francês) do Marrocos iniciou, nesta segunda-feira (8), uma imersão para conhecer os programas de e-learning (aprendizagem digital) do SENAI Bahia. A ação é parte do Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica entre o SENAI Nacional e o OFPPT.

Pelo acordo, profissionais marroquinos vão conhecer os programas de educação profissional realizados via plataformas digitais desenvolvidos pela Unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais (ITED) do SENAI Bahia, além de receberem módulos de cursos da área de Engenharia adaptados à realidade do país. A produção de conteúdos ficará a cargo de equipes do SENAI Cimatec.

O principal objetivo do projeto é preparar profissionais para criar, ampliar, aprimorar e transformar práticas de ensino e aprendizagem, por meio do uso de novas tecnologias educacionais, de modo a atender à crescente demandas por formação profissional em um mundo cada vez mais digital. “É uma alegria fazer parte deste projeto. Nosso objetivo é atender as expectativas, promover a troca de experiência, e poder transformar a história das pessoas por meio de uma educação mais significativa”, afirmou o diretor do SENAI Bahia, Evandro Mazo.

A abertura dos trabalhos aconteceu no SENAI Lauro de Freitas, onde funciona o ITED. Na ocasião, o diretor de Recursos Humanos do OFPPT, Slaoui Said, ressaltou a importância da parceria com o SENAI. “Somos o órgão que responde por 80% da formação profissional do Marrocos. Então, para nós, será muito proveitosa esta cooperação. Ficamos impressionados com as instalações de vocês. Tenho certeza de que nossa colaboração vai ser virtuosa, com muito progresso entre nós”, disse.

O acordo prevê 28 meses de trabalho em cooperação, incluindo treinamento de profissionais no país norte-africano. Uma primeira turma passará por formação em setembro deste ano. “Estamos desenvolvendo os módulos de um curso em Engenharia Mecânica, mas o que eles desejam é aprender a desenvolver esses conteúdos de e-learning, para que eles futuramente possam formar seus profissionais”, explicou o gerente de Inovação e Tecnologias Educacionais do Ited, Ricardo Lima.

Origem – De acordo com Ana Carla Mello, Analista de Projetos da Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania (CGAA) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a demanda do governo do Marrocos surgiu após uma missão internacional. “O OFPPT, que é a instituição correlata do SENAI, digamos assim, tomou conhecimento de excelência do SENAI em educação profissional nos meios digitais e solicitou apoio ao governo brasileiro. Como temos um programa de cooperação bilateral com países em desenvolvimento, as instituições se articularam e hoje começou a implementação do projeto”, contou.

Notícias relacionadas