21 de junho de 2024

Mais de cem técnicos são capacitados para atuar na prevenção de acidentes na Construção Civil

FIEB SESI Sindicatos SST

Projeto do Sinduscon-BA e SESI Bahia orientou profissionais de 43 empresas sobre uso de gruas, balancins e elevadores cremalheiras

Capacitação realizada na sede do Sinduscon-Ba encerrou Projeto Emergencial Segurança nos Canteiros Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

A elaboração de uma cartilha de orientação e o treinamento de profissionais de segurança no trabalho, incluindo técnicos e engenheiros, de 43 empresas da indústria da Construção Civil, foi o resultado da primeira fase do Projeto Emergencial Segurança nos Canteiros. Iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), o projeto foi realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), por meio da Gerência de Saúde e Segurança na Indústria (SSI). O foco foi na prevenção de acidentes em empresas da construção civil que utilizam gruas, balancins e elevadores cremalheiras.

O Projeto Emergencial Segurança nos Canteiros fez um mapeamento dos ambientes em 14 canteiros de obra de empresas associadas ao Sinduscon-BA. O projeto foi iniciado em fevereiro com a realização de uma Blitz nos Canteiros, que consistia na visita de uma equipe do SESI Bahia, formada por profissionais de segurança do trabalho e de engenharia mecânica.

Equipes do SESI fizeram blitz em elevados no mês de fevereiro Foto: Antônio Cavalcante Coperphoto /Sistema FIEB

A partir das inspeções, em que foram observadas a segurança e a integridade estrutural dos equipamentos, os técnicos elaboraram um laudo detalhado para a empresa, contendo os itens verificados e recomendações para possíveis melhorias.

A segunda etapa, realizada no dia 23 de maio, consistiu na realização de um treinamento coletivo, nas instalações do Sinduscon-BA, direcionado às equipes das obras, proporcionando habilidades necessárias para a realização de inspeções contínuas nos próprios canteiros. Durante o treinamento, que teve mais de cem inscritos, o SESI apresentou modelos de procedimentos e um guia técnico (cartilha) específico para cada equipamento, abordando questões de saúde e segurança no trabalho (SST).

SEGURANÇA COMO PRIORIDADE

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, ressaltou a importância de se reforçar a segurança nos canteiros de obras e a prevenção de acidentes. “O setor da construção sempre coloca a segurança como prioridade. Na verdade, mais do que isso, é uma constância de propósito. Temos um ambiente de trabalho que precisa rever constantemente todos os processos e o apoio e parceria do SESI são essenciais nesse contexto”, destaca.

“Os riscos existem e temos buscado sempre estruturar ações para garantir a segurança no nosso ambiente de trabalho, como uma constância de propósito, contando sempre com o apoio do Sistema S, da FIEB, principalmente do SESI”

Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA

O presidente explica que a promoção de workshops e treinamentos para melhorar a segurança nos canteiros tem sido um trabalho constante feito pelo Sinduscon-BA. Um exemplo de destaque aconteceu na pandemia, quando foram realizadas blitze nos canteiros, levando importantes práticas de saúde e segurança para os colaboradores com o objetivo de manter os canteiros abertos.

Agora, uma nova ação em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SESI Bahia, será viabilizada com novas rodadas de blitze preventivas. A proposta é contemplar ao todo cem canteiros de obras para verificação das condições de segurança.

“Os técnicos vão verificar se todos os equipamentos de proteção coletiva estão implantados e se os demais procedimentos estão sendo executados. Além disso, é realizada uma avaliação para verificar o que pode ser potencializado. A partir desta etapa, o SESI oferece para cada canteiro um trabalho personalizado”, ressalta o presidente do Sinduscon-BA.

Alexandre Landim lembra ainda que “é importante ressaltar que toda vez que acontece um acidente, é essencial distinguir entre dois pontos: se o ambiente está inseguro ou se é um ato isolado por parte do operário pela não utilização correta da proteção. Quando é o ambiente, nós temos que trabalhar fortemente junto às empresas.  Os riscos existem e temos buscado sempre estruturar ações para garantir a segurança no nosso ambiente de trabalho, como uma constância de propósito, contando sempre com o apoio do Sistema S, da FIEB, principalmente do SESI”, arrematou.

De acordo com Maria Fernanda Lins, gerente de Segurança do Trabalho do SESI Bahia e responsável pelo projeto, o intuito do SESI tem sido contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro na construção civil. “Ao adotar medidas preventivas, as empresas constroem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus trabalhadores. É nesse sentido que o SESI atua, auxiliando as empresas a se anteciparem a possíveis riscos e prevenir acidentes”, destaca.

Maria Fernanda Lins, gerente de Segurança do Trabalho do SESI Bahia

SISTEMA FIEB

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma das entidades que, sob a liderança da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), integram o Sistema Indústria na Bahia, formado ainda pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

Saiba mais: www.fieb.org.br/sesi e @sistema_fieb / @sesibahia