25 de junho de 2024

BNDES amplia apoio ao Nordeste para financiamento de projetos de inovação

Crédito FIEB MPE

Empresas da região contam com condições especiais para obter recursos para financiar a inovação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu de R$ 20 milhões para R$ 10 milhões o limite mínimo para financiamento de projetos de empresas das regiões Norte e Nordeste, no âmbito do Programa BNDES Mais Inovação. A medida entrou em vigor no final do mês de maio e o objetivo foi ampliar o apoio a projetos de desenvolvimento econômico e social nas duas regiões.

Na oportunidade do anúncio da medida, o presidente da instituição, Aloizio Mercadante informou que o objetivo do governo é promover o desenvolvimento econômico e social em todo o país e reduzir as desigualdades regionais. Os recursos do Programa Mais Inovação para empresas das duas regiões visam estimular investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

O Programa BNDES Mais Inovação faz parte do Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil e que tem a inovação como pilar fundamental da neoindustrialização brasileira. Lançado em setembro de 2023, o programa visa apoiar a implantação de investimentos e projetos voltados para inovação e digitalização, operando financiamentos com custo financeiro pela Taxa Referencial (TR), conforme aprovada pela lei n 14.592, de 30 de maio de 2023.

Por meio do programa, já foram aprovados financiamentos no valor de R$ 5,3 bilhões em 270 operações. Os projetos contemplam diferentes segmentos da indústria – como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e plantas pioneiras –, alinhados às missões da Nova Política Industrial brasileira. São iniciativas de empresas de diferentes setores de alta tecnologia, como semicondutores, telecomunicações, saúde, mobilidade, biocombustíveis, equipamentos e motores elétricos.

Confira mais informações sobre como funciona o Programa BNDES Mais Inovação, com detalhes sobre os subprogramas apoiados, condições financeiras e outras  informações relevantes no site do BNDES.

*Com informações do site do BNDES