4 de julho de 2024

IEL realiza acompanhamento integrado dos programas de estágio e bolsa

Carreiras IEL Qualificação Empresarial
O acompanhamento assegura que o estágio seja uma experiência valiosa para o estudante e a empresa. Imagem: ShutterStock.

O Acompanhamento Integrado é uma estratégia de avaliação da experiência dos participantes dos programas de estágio, jovem aprendiz para empresas não industriais e de bolsas (Inova Talentos), intermediados pelo IEL. Por meio desta ferramenta, a instituição levanta dados que resultam em feedback para as empresas contratantes e a oportunidade de desenvolver novas habilidades com os estudantes. Em 2023, cerca de 70% dos quase 20 mil jovens ativos nos programas foram acompanhados.

O objetivo principal do acompanhamento é verificar o cumprimento dos requisitos legais dos programas, além do desenvolvimento e aprimoramento das habilidades comportamentais e técnicas de cada talento. “Por meio da perspectiva do participante, buscamos aprimorar a qualidade do programa, avaliar a satisfação com as empresas parceiras e com o IEL”, explica Edneide Lima, superintendente da instituição.

Por meio da escuta dos estudantes, o IEL identifica as demandas por qualificação e passa a oferecer, por meio do IEL Capacita, formações em novas habilidades apontadas pelos jovens como necessárias ao seu crescimento profissional. “O IEL tem sido fundamental durante a minha jornada acadêmica através da mediação para estágios. Sempre muito responsáveis e atenciosos, além de disponibilizarem ótimas oportunidades, tanto de estágios quanto de aulas virtuais e cursos”, conta Matheus Silva, estagiário da Assufba.

Os estudantes também fazem uma avaliação sobre a empresa onde atuam. Desta forma, as organizações podem receber o feedback, conhecendo suas pontos fortes e de melhoria, o que ajuda a manter o engajamento das equipes.