22 de maio de 2024

Presidente da FIEB destaca importância da questão energética para a indústria baiana em evento de óleo e Gás

Conexão Indústria Indústria Petróleo e Gás
Evento reuniu representantes de instituições e empresas que compõem a cadeia de Óleo e Gás. Fotos: Sistema FIEB.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira (22), da abertura da Bahia Oil & Gas Energy, feira de negócios voltada para toda a cadeia produtiva das áreas de petróleo, gás, petroquímica, naval e integração energética do Norte e Nordeste. O evento contou com a participação de lideranças dos grandes players do mercado nesta área.

Em sua fala, Passos destacou que a energia gerada pela área por Óleo e Gás tem importância extrema para a indústria baiana, e que o estado tem a oportunidade e estar num lugar importante no processo de transição energética. “O gás é um insumo importante para a nossa economia, especialmente para a nossa petroquímica.  Eventos como este podem sensibilizar as partes que compõem a formação do preço do gás, algo fundamental para a competitividade da indústria”, afirmou.

O presidente da FIEB também falou sobre a oportunidade que o evento oferece de se discutir a questão das refinarias, com novas possibilidades a partir dos biocombustíveis. “A Bahia tem possibilidade de participar de forma muito firme nesta área, com energias limpas, biomassa, e hidrogênio verde”, pontuou.

Symone Araújo, diretora da da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), garantiu que a agência está comprometida com o debate do papel do regulador do órgão e com a diversidade energética. “Precisamos conversar sobre refino, biorefino e papel do gás natural no desenvolvimento econômico, pois sabemos que o desenvolvimento chega onde tem energia competitiva”, disse.

De acordo com o diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, regionaliza a companhia está focada na regionalização de negócios, e tem a “intenção de estar mais presente no Nordeste, estimulando a indústria local. Temos consciência da importância da Petrobras e todas as empresas operadoras para a economia da região”, pontuou.

O evento conta com a participação da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás – ABPIP,  PetroReconcavo, 3R, Eneva, Alvopetro, Mandacaru, Acelen, Transpetro, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, Governo do Estado da Bahia, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Bahiagás, Governo do Canadá, Governo de Alberta, Grupo Argentino de Provedores Petroleiros (GAPP) e Sociedade Internacional dos Engenheiros de Petróleo (SPE International – Bahia Sergipe Section).