quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Curso promovido pelo Sindipeças apresenta lean manufacturing na prática

Dezessete representantes de empresas baianas aprenderam na prática como funciona o sistema de manufatura enxuta no curso Lean Manufacturing na Prática - Game Lean, promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA), nos dias 03 e 04 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Representantes de empresas baianas participaram do curso promovido pelo Sindipeças. Foto: Divulgação.

Com carga horária de 16h, a capacitação apresentou os conceitos e ferramentas relacionados à manufatura enxuta, como medições de tempo, análise de processos, 5S, gestão visual e just in time. “As empresas precisam eliminar a ineficiência e o lean manufacturing busca a eliminação de desperdícios. Quando a empresa identifica os desperdícios, é preciso ter uma ação de melhoria para corrigir. Isso requer um método, a padronização do trabalho. Porém além de identificar esses desperdícios, é preciso mudar a cultura nas empresas, mudar o mindset”, explica José Augusto dos Santos, instrutor do curso.

Através da gamificação, em uma maquete que simula uma linha de montagem de carros, os participantes vivenciam de forma prática o conteúdo aprendido, observando a melhoria da qualidade da produção, reduzindo os desperdícios e aumentando a produtividade.

“O curso é bem dinâmico, passa para os alunos uma aplicação bem prática dos conceitos que são apresentados aqui. O professor tem experiência na área e traz exemplos de outras empresas. A gente sai daqui pensando como aplicar no dia a dia“, avalia o engenheiro João Antônio Vieira, que participou da capacitação.

O curso Lean Manufacturing na Prática - Game Lean, integra o portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.