segunda-feira, 13 de maio de 2019

Oficina capacita para desenvolvimento de lideranças

Para abrir a agenda de oficinas para lideranças sindicais de 2019, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia escolheu a temática Desenvolvimento de Lideranças para capacitar dirigentes e executivos sindicais. No encontro, realizado no último dia 9, na sede da FIEB, foram explorados conceitos fundamentais ao tema, como autoconhecimento e troca de experiência para desenvolver líderes e auxiliar no desenvolvimento de liderados.

materia sindicatos.jpg

Valdeon Sozo falou sobre liderança para dirigentes e executivos sindicais. Foto: Divulgação.

O instrutor do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), Valdeon Sozo, que conduziu a capacitação, destacou que “liderar é mover pessoas para um objetivo comum, mover as pessoas numa única direção. Por isso é preciso ter empatia e conhecer perfis de personalidade para influenciar pessoas”. Ele lembrou que o desafio é ainda maior quando se tratam de lideranças sindicais. “Quando a hierarquia está presente, exercer esta função é mais fácil. Difícil é liderar líderes. É importante trabalhar o poder de persuasão, negociação e comunicação”.

“As discussões foram muito úteis, não somente para nosso dia a dia como empresário, mas também para repensarmos como exercer esta liderança no sindicato”, afirmou o diretor do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria (Sindvest), José Loyola. “Trocamos ideias com outros dirigentes e avaliamos o que podemos fazer de novo, como planejar melhor, com o sindicato atuando de forma mais profissional e estratégica”, completou.

As oficinas integram as ações do PDA, com o objetivo de capacitar o corpo técnico, líderes e potenciais sucessores de sindicatos industriais, de forma a desenvolver competências essenciais para sua atuação.