quinta-feira, 11 de abril de 2019

Curso apresenta estilos e técnicas de Negociação

“Negociação é um processo de parceria, não de conflito”. Assim define o professor e consultor na área de Desenvolvimento Gerencial, Ricardo Buonanni, que ministrou uma capacitação sobre a temática, nesta quarta-feira, 10.04, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA), o curso foi voltado para empresários, executivos e gestores de empresas do segmento de autopeças.

O consultor Ricardo Buonanni ministrou a capacitação na FIEB. Foto: Íris Moreira Leandro / Sistema FIEB

Segundo ele, a negociação envolve a capacidade de entender a outra parte e pensar na construção de algum tipo de parceria. Um ponto fundamental neste processo é saber ouvir. “É preciso separar concordância de entendimento. Mesmo quando não concordamos com algo, é preciso entender a outra parte. Saber ouvir verdadeiramente é acolher, considerar, refletir e depois avaliar se concorda ou não concorda e se tem alguma contribuição”, ressaltou.

“Hoje vivemos no Brasil um momento de muita intransigência. Muitas pessoas estão entendendo que eliminar aqueles que pensam diferente é um jeito de fazer as coisas caminharem bem, mas isso é um erro terrível. As diferenças são importantes, pois nos fazem refletir”, complementou.

Com carga horária de 8 horas, a capacitação abordou técnicas de persuasão e convencimento, além dos diferentes estilos de negociação. Um dos pontos discutidos foi a habilidade de o negociador se adaptar ao interlocutor para argumentar de forma mais adequada. “Bons negociadores precisam tentar entender o estilo do outro para falar de um jeito que o outro entenda adequadamente”, explicou o professor.

O curso sobre Negociação faz parte do portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.