quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sipaceb participa de intercâmbio setorial

Abrindo a agenda 2019 de Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria, a Rede Sindical da Panificação reuniu presidentes de sindicatos de todo o país em encontro na CNI. A programação contou com uma visita técnica ao Congresso Nacional e avanço em PL do setor.

sindicatos 640.jpg
Encontro de pesidentes de sindicatos foi realizado em Brasília. Foto: divulgação.

A Rede Sindical da Indústria da Panificação foi a escolhida para dar início à agenda de Intercâmbios Setoriais de 2019. No total, 30 presidentes de sindicatos de 24 estados estiveram reunidos, nesta segunda e terça-feira (08 e 09/04), para o evento, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Os dirigentes compartilharam boas práticas e apontaram caminhos para a sustentabilidade sindical e estratégias para fortalecer a atuação das entidades junto aos poderes públicos. Os participantes debateram ainda sobre os desafios e oportunidades pós-reforma trabalhista e conheceram o posicionamento da CNI sobre as Reformas Previdenciária e Tributária. A programação contou também com uma visita técnica ao Congresso Nacional, onde os dirigentes foram recebidos por parlamentares e conseguiram avanço em um Projeto de Lei importante para o setor. Foi designado o relator para o Projeto de Lei 7745/2017, que altera a Lei nº 11.947/2009, que trata da aquisição local de produtos panificáveis dentro Programa Nacional de Alimentação Escolar. O deputado designado, Júlio Delgado (PSB-MG), apoia o posicionamento do setor industrial.

“No Intercâmbio temos a oportunidade de conhecer o que as outras lideranças sindicais estão pensando em relação a determinado tema. Essa interação propicia a articulação nacional do setor”, elogiou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Fred Rios, que participou, pela segunda vez, do encontro. Para ele, o ponto alto foi a apresentação de boas práticas do Sindicato das Indústrias de Panificação do Rio Grande do Sul (Sindipan/RS) e a visita ao Congresso. “É uma forma de exercer pressão junto aos parlamentares em relação aos projetos de lei de interesse do setor”, completou.

O Intercâmbio de Lideranças é uma parceria da CNI, com Federações da Indústria, dentro das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), para fomentar a troca de experiências de gestão entre dirigentes de sindicatos empresariais. As reuniões buscam promover o alinhamento, em nível estratégico, acerca de temas prioritários e identificar oportunidades, estimulando a atuação conjunta.

Agenda - Até o final do ano, serão realizados no total 14 intercâmbios de diferentes Redes Sindicais. O próximo será o de Reparação, no dia 16 de abril, já com presença confirmada do presidente do Sindirepa-BA, Maurício Freitas. A novidade, este ano, fica por conta do primeiro Intercâmbio Multissetorial, envolvendo setores distintos.