A+ A-

O Sistema FIEB

O Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB é um órgão de representação institucional da indústria baiana, tendo como objetivos principais promover e apoiar ações que visam o crescimento, modernização e melhoria da competitividade industrial do Estado e que melhorem a qualidade de vida dos industriários e de seus dependentes.
 
É composto por: Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, Centro das Indústrias do Estado da Bahia – CIEB, Serviço Social da Indústria – SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL. Elas atuam em conjunto e de forma integrada, prestando serviços nos campos de educação e qualificação profissional; saúde e lazer; informação especializada; e difusão tecnológica.
 
O Sistema FIEB é uma das 27 Federações que fazem parte do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, instituição máxima de organização do setor industrial brasileiro. Reunindo 40 sindicatos patronais filiados, que representam mais de 1.500 empresas de vários segmentos industriais, o Sistema FIEB é caracterizado como entidade privada e está sediado em Salvador, na Bahia.

 
O atual presidente é Antonio Ricardo Alvarez Alban. Eleito para o período 2014-2018, Alban é Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas. Sócio Diretor da Fábrica de Biscoito Tupy S/A desde 1977, Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia, Vice-Presidente Residente do Citibank (1982/1986), Vice-Presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos desde 2009, membro do Conselho do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade – IBAMETRO,membro do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria – CNI (2014/2018), membro do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico – COPIN (2014/2018).

 
INSTITUIÇÕES

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
É o órgão de representação institucional do Sistema FIEB e que congrega todos os demais. Tem por missão articular a indústria com outros segmentos da sociedade, participar ativamente da política industrial no estado e assegurar ações que valorizem o homem. É responsável por garantir e incentivar a atuação integrada de todas as instituições do Sistema e é um órgão que visa unificar o pensamento estratégico de entidades sindicais da indústria baiana, identificando oportunidades de melhoria que beneficiem à todos.

Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB)
O CIEB é a entidade que congrega as empresas industriais do Estado com a missão de atuar no apoio e fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas, promover a interiorização dos serviços prestados pelo Sistema FIEB e desenvolver programas voltados para a melhoria dos padrões de gestão das empresas. A entidade desenvolve ações como promoção de seminários, encontros empresariais, workshops, sondagens empresariais e atende a demandas de empresários, envolvendo desde estudos econômicos a demandas jurídicas, fiscais, tributárias e de gestão administrativa.

Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia)
O SESI-Bahia tem como missão promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial. Desenvolve projetos de ensino fundamental, médio, pré-escolar, oficinas artesanais e escola para crianças portadoras de necessidades especiais.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Bahia)
O SENAI-Bahia tem como foco a melhoria contínua do padrão de qualidade e produtividade da indústria, oferecendo qualificação profissional e prestação de serviços especializados nas áreas de educação, técnica e tecnológica, pesquisa aplicada e consultoria. As principais unidades do SENAI-Bahia são: Dendezeiros e o Cimatec, localizados em Salvador e o Cetind, sediado em Lauro de Freitas. Além destas, o SENAI-BA mantém dois Centros de Formação Profissional no interior do estado (Ilhéus e Feira de Santana). Possui agências de apoio nos municípios de Camaçari, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Itapetinga, Barreiras e Posto da Mata. Para complementar a cobertura dos serviços em todo o Estado da Bahia, O SENAI possui Unidades Móveis (nas áreas de Manutenção Industrial, Informática e Alimentos).

Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Bahia)
O IEL-Bahia promove a interação entre o sistema educacional baiano e empresas do estado, estimulando a inovação tecnológica através da oferta de um amplo conjunto de serviços e ações, em parceria com organizações de conhecimento. São serviços promovidos pela instituição: capacitação empresarial, interação entre empresas e universidades, além do apoio à inovação tecnológica e ao empreendedorismo.
 


 

 

topo