

Essa iniciativa visa integrar as necessidades e interesses da indústria com a sociedade, ONGs, parceiros, e comunidade acadêmica, oferecendo capacitações, transformando excedentes de produção, doações, materiais recicláveis e/ou reutilizáveis em benefícios sociais, incentivando o voluntariado e apoiando projetos comunitários, operacionalizados com o apoio de instituições parceiras: terceiro setor, setor empresarial e governo.
O plano de trabalho dos Bancos de Articulações Sociais da FIEB, contempla, entre outras atividades:
-
Identificação dos resíduos da indústria e outros materiais que podem ser doados para serem reutilizados por instituições, transformando-os em benefícios sociais.
-
Articulação, proposição e incentivo de ações voluntárias e projetos comunitários.
-
Realização de cursos de capacitação com foco em reutilização de resíduos e no incentivo ao Empreendedorismo.
-
Estabelecimento de parcerias visando potencialização das ações: Empresas, ONGs, Organismos Financiadores, Instituições de fomento às MPMEs.
-
Gestão da informação por meio de portal virtual: ofertas e demandas de resíduos/materiais, ações voluntárias e projetos comunitários.
Bancos de Articulações Sociais Ativos
-
BANCO DE ARTICULAÇÃO EM VESTUÁRIO - tem por finalidade captar doações (*) de tecidos, aparas, fardamentos, além de outros produtos que possam ser utilizados em processos artesanais de corte, costura e confecção de materiais tais como bolsas, nécessaire, entre outros.
(*) As peças utilizadas em reciclagem precisam estar limpas/higienizadas para a doação.
-
BANCO DE ARTICULAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - visa articular com as indústrias projetos socialmente responsáveis que possam ser apoiados por estas.
-
BANCO DE ARTICULAÇÕES DE RESÍDUOS DE MATERIAIS ELETRÔNICOS - Objetiva captar materiais eletrônicos (computadores, mouses, teclados, entre outros componentes) e entregar às instituições que realizem capacitações e/ou transformação desses materiais em benefícios sociais.
Cadastro
* Empresas que desejam fazer doações de excedentes de produção, materiais recicláveis e/ou reutilizáveis:

Clique aqui e acesse o Sistema.
Após o cadastro, ao acessar a página do Assessoria FIEB Online, clique em Responsabilidade Social, selecione Bancos de Articulações Sociais em “Serviço”, e registre a sua prática.
* ONGs, Associações, Clubes de Mães, etc - entidades filantrópicas interessadas em receber doações e desenvolver trabalhos aderentes com o plano de trabalho dos bancos sociais cadastre-se aqui.
* Outras instituições que podem contribuir atuando com voluntariado, projetos comunitários, acadêmicos aplicados, realização de palestras/cursos cadastre-se aqui.
Estamos construindo nosso futuro, contribuindo para transformar realidades, rumo ao desenvolvimento sustentável!