A+ A-

Bancos de Articulações Sociais FIEB

BancosArticulacoesSociais1703.jpg
 

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, em atendimento à demanda do Conselho de Responsabilidade Social - CORES, desenvolveu os Bancos de Articulações Sociais.
 
Essa iniciativa visa integrar as necessidades e interesses da indústria com a sociedade, ONGs, parceiros, e comunidade acadêmica, oferecendo capacitações, transformando excedentes de produção, doações, materiais recicláveis e/ou reutilizáveis em benefícios sociais, incentivando o voluntariado e apoiando projetos comunitários, operacionalizados com o apoio de instituições parceiras: terceiro setor, setor empresarial e governo. 
 
O plano de trabalho dos Bancos de Articulações Sociais da Fieb contempla, entre outras atividades:
 
• Identificação dos resíduos da indústria e outros materiais que podem ser doados para serem reutilizados por instituições, transformando-os em benefícios sociais.
 
• Articulação, proposição e incentivo de ações voluntárias e projetos comunitários.
 
• Realização de cursos de capacitação com foco em reutilização de resíduos e no incentivo ao Empreendedorismo.
 
• Estabelecimento de parcerias visando potencialização das ações: Empresas, ONGS, Organismos Financiadores, Instituições de fomento às MPMES.
 
• Gestão da informação por meio de portal virtual: ofertas e demandas de resíduos/materiais, ações voluntárias e projetos comunitários.
Bancos de Articulações Sociais ativos
 
• BANCO DE ARTICULAÇÃO EM VESTUÁRIO - tem por finalidade captar doações de tecidos, aparas, fardamentos, além de outros produtos que possam ser utilizados em processos artesanais de corte, costura e confecção de materiais tais como bolsas, nécessaire, entre outros.
 
• BANCO DE ARTICULAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - visa articular com as indústrias projetos socialmente responsáveis que possam ser apoiados por estas.
 
• BANCO DE ARTICULAÇÕES DE RESÍDUOS DE MATERIAIS ELETRÔNICOS - Objetiva captar materiais eletrônicos (computadores, mouses, teclados, entre outros componentes) e entregar a instituições que realizem capacitações e/ou transformação desses materiais em benefícios sociais
 
 
Cadastro
 
* Empresas que desejam fazer doações de excedentes de produção, materiais recicláveis e/ou reutilizáveis cadastrem-se aqui.
 
* Ongs, Associações, Clubes de Mães, etc - entidades filantrópicas interessadas em receber doações e desenvolver trabalhos aderentes com o plano de trabalho dos bancos sociais cadastrem-se aqui.
 
* Outras instituições que podem contribuir atuando com voluntariado, projetos comunitários, acadêmicos aplicados, realização de palestras/cursos cadastrem-se aqui.
 
 
Participem desta causa, transformando realidades e mostrando que é possível ser sustentável! Estamos construindo nosso futuro!

 

topo