A+ A-
Estudos e Publicações
Estudos e Publicações

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia fornece recursos e informações que auxiliam a tomada de decisões do empresariado baiano e colaboram para o aumento da competitividade empresarial.

Entre os recursos fornecidos estão estudos e publicações com dados para a compreensão das características e da dinâmica do comércio exterior baiano e brasileiro. Os documentos são fornecidos de forma periódica ou sob demanda, de acordo com a necessidade. Confira abaixo as publicações.

Estudos e Publicações

 

Para apoiar o governo federal e as empresas nesse processo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publica a Agenda Internacional da Indústria. O documento foi construído em consulta com o setor industrial, por meio do diálogo com as Federações de Indústrias, associações setoriais, sindicatos patronais e empresas de todos os portes. 
A Agenda de 2018 apresenta 98 ações divididas em dois eixos de atuação: influência sobre a política comercial do Brasil e apoio à internacionalização, por meio da prestação de serviços às empresas, tais como capacitação empresarial e promoção de negócios
 
Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com orientações básicas e sugestão de ações para internacionalização. Explica sobre as modalidades de pagamentos no comércio exterior, vantagens e etapas para realização de cada uma.
 
Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com orientações básicas e sugestão de ações para internacionalização. Como se preparar adequadamente para participar de Encontros de Negócios, aproveitando ao máximo ambiente de contato direto para comprar e vender, em que se potencializa para o empresário a criação de novos negócios e a abertura de novos mercados, com baixos custos de participação.
 
Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com orientações básicas e sugestão de ações para internacionalização. Entendendo as barreiras comerciais e barreiras aos investimentos estrangeiros, e por que são relevantes.
 
Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com orientações básicas e sugestão de ações para internacionalização. Como participar de Feiras Internacionais.
 

 

 

Publicação com orientações para auxiliar no registro das marcas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, órgão responsável pela salvaguarda dos direitos relativos à marca, dentre outros. Para maior aprofundamento, recomendamos a leitura do livreto “A propriedade Intelectual e o Comércio Exterior”.
 
 
 
O Serviço de Apoio ao Investidor do Centro Internacional de Negócios propõe estudos sobre setores considerados como estratégicos para o estado que tem como objetivo dar para o investidor um panorama geral da situação do setor na Bahia.  
 
Publicação mensal do Sistema FIEB que elenca os principais destaques sobre comércio exterior na Bahia e no Brasil e apresenta tabelas e gráficos com estatísticas da área.
 
Publicação trimestral da FIEB, produzida a partir de dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Foca o comércio exterior baiano mas acompanha, de forma sumária, o desempenho do comércio exterior brasileiro.
 
Estudo atualizado de 2017 desenvolvido pela UPS sobre "O processo de compras internacionais pelo olhar das PMEs importadoras", tendo por resultado uma avaliação do comportamento de compras de pequenos e médios importadores do continente americano. Mercados avaliados: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e República Dominicana.

 
 
Confira outros estudos e publicações produzidos pelo Sistema FIEB e que apresentam análises econômicas e números sobre estado da Bahia e do Brasil. Clique aqui.
 
Para mais informações, entre em contato com o CIN-FIEB pelo email: cin-fieb@fieb.org.br ou pelo telefone: 71 3343-1327.
 

 

 

topo