A+ A-

Apoio à Indústria

Faz parte da missão do Sistema FIEB prezar pela melhoria da competitividade da indústria baiana, por meio da promoção e do apoio de ações com esta finalidade. Esse apoio é bem representado pela atuação de três instituições do Sistema: SESI, SENAI e IEL. Com ações voltadas para diferentes públicos, os órgãos trabalham de forma a colaborar com o desenvolvimento da indústria baiana, oferecendo serviços e qualificação diferenciada, em áreas como educação, tecnologia e inovação.

Na área de educação, destacam-se as iniciativas do SESI/Bahia, criadas especialmente para oferecer formação de qualidade aos trabalhadores da indústria e seus dependentes, possibilitando a ampliação de conhecimentos e maior qualidade de vida. São oferecidos programas que envolvem Educação Básica Regular, Educação Básica de Jovens e Adultos e Educação Continuada. A metodologia e o atendimento às demandas educacionais são flexibilizados de acordo com as especificidades de cada aluno, com modernização e adequação de infraestrutura e tecnologias.

O SENAI/Bahia responde aos desafios do novo ciclo de desenvolvimento industrial vivido pela Bahia focando na educação profissional e na prestação de serviços especializados nas áreas técnica e tecnológica, pesquisa aplicada e consultoria. Para a área de educação são oferecidos cursos gratuitos, técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, educação a distância, entre outros. Já os serviços especializados são voltados para diversos segmentos como petroquímico, automotivo, gráfico, construção civil, robótica e mecatrônica, elétrica e refrigeração, minerais e rochas industriais, entre outros.

O IEL/Bahia é um centro de excelência que oferece soluções para melhorar a competitividade das indústrias baianas. A instituição atua em três principais frentes: estágio e formação de talentos, capacitação empresarial e inovação e projetos especiais. A primeira foca em aproximar o setor empresarial ao mundo acadêmico. A segunda, capacitação empresarial, oferece consultoria e extensão em gestão empresarial, Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) e cursos de curta e média duração. Já a área de inovação e projetos especiais conta com consultoria e informação tecnológica, apoio à captação de recursos e serviços de gestão da inovação e envolve projetos especiais como Aliança, Sibratec e Eco Eficiência.

topo