quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Educação de Jovens e Adultos: ex-aluno do SESI Bahia conclui curso superior de Direito

Quando soube pelo jornal que o SESI Bahia estava iniciando um programa de Educação de Jovens e Adultos, Ailton Cerqueira, na época com 50 anos, identificou uma oportunidade para concluir os estudos, depois de 27 anos longe da sala de aula. Aluno das primeiras turmas da EJA a distância do SESI Bahia, ele conquistou o diploma do ensino médio e foi em busca de outro sonho: fazer um curso superior.

EJA-Ailton-Cerqueira.jpg

Ailton Cerqueira recebeu o diploma de bacharel em Direito em outubro de 2020. Foto: Arquivo Pessoal.

Ailton fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu uma bolsa do Prouni para estudar Direito em uma Universidade no bairro do Comércio, em Salvador. Começou o curso no segundo semestre de 2015, conciliando a graduação com o trabalho no Mercado do Peixe, em Água de Meninos. Em outubro de 2020, após 10 semestres de estudo e sem perder uma disciplina, ele recebeu o diploma de bacharel em Direito. “Não é fácil, mas é possível. Quem quer sucesso, quem quer prosperar na vida, precisa de determinação e esforço. Tive apoio da minha família, minha esposa e minha filha me ajudavam e incentivavam”, conta Ailton, que já tem novas metas para 2021.

Além de estudar para o exame da Ordem dos Advogados (OAB), ele pensa em fazer uma pós-graduação. “Agora não quero mais parar. Aprender nunca é demais. Você só tem a ganhar. Vou continuar lutando para aprender”, diz.

E para quem ainda sonha em retomar os estudos, ele aconselha: “Independente da idade, não perca a oportunidade de concluir os estudos. Muitas outras portas se abrem a partir deste momento. Será um outro horizonte, a perspectiva de uma vida melhor”, diz.

Ailton concluiu os estudos com o programa de Educação de Jovens e Adultos a distância do SESI, iniciado em 2013, com foco na elevação da escolaridade.  Em 2020, quase 1.700 jovens e adultos de todo o estado concluíram o ensino médio através do programa do SESI Bahia.

A instituição atua há 27 anos na oferta da EJA no estado. “Temos compromisso com os nossos estudantes, queremos que ampliem suas possibilidades de atuação na sociedade e busquem realizar seus sonhos de forma consciente e cidadã”, pontua Gisele Freitas, gerente de Educação de Jovens e Adultos do SESI.

O SESI Bahia é a única instituição no estado que oferece o ensino médio e fundamental II a distância, com Reconhecimento de Saberes e oferta autorizada pelo Ministério da Educação. O curso também é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.