quarta-feira, 8 de julho de 2020

Rede Sindical Têxtil e Vestuário se reúne para mais um Intercâmbio de Lideranças

Em formato virtual, encontros mantêm proposta discutir temas relevantes para a indústria e estimular ações conjuntas.

A Confederação Nacional da indústria, em parceria com as Federações, promoveu, nesta terça-feira (07), o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Textil e do Vestuário. Apesar do novo formato online, o encontro mantém a proposta de fomentar a troca de experiências entre dirigentes de sindicatos empresariais de todo o país e a discussão acerca de temas prioritários, estimulando uma atuação conjunta.

Financiamento e acesso a crédito, comércio exterior e estratégias para competitividade foram alguns dos temas discutidos. O encontro contou ainda com a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT, Fernando Pimentel, que falou sobre os impactos da crise do Covid-19 sobre o setor e as perspectivas para a retomada.

De acordo com Edison Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest), os problemas são similares para todo o setor. “Os empresários que inovaram na sua linha de produção estão tendo menos problemas com o fluxo de caixa. Porém, ainda há muita incerteza, em função da economia e do cenário político”, pontuou

Para Hari Hartmann, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest), os encontros são fundamentais para as lideranças sindicais. “A redução do tempo do Intercâmbio, em virtude do formato virtual, exige que sejamos mais objetivos nas discussões. O importante é não deixarmos de realizá-lo, para mantermos a interação proporcionada pelo encontro”, disse. Participou também da reunião a diretora do sindicato, Eunice Habibe.

“O setor têxtil e de vestuário está de parabéns pela capacidade de se reinventar para atender às demandas de saúde, com rapidez e eficiência”, afirmou Wilson Andrade, presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras).

Ao longo do ano, estão programadas 14 edições dos Intercâmbios de Lideranças Setoriais. O próximo encontro será o da Indústria Plástica, no dia 21.07.