A+ A-

Notícias

terça-feira, 8 de outubro de 2019

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - Jovens mostram como inovação, tecnologia e social estão conectados

Estudantes do SESI e de escolas públicas e técnica da região metropolitana apresentaram soluções inovadoras em desafio tecnológico no Desafio Agenda Bahia

Desafio SESI Agenda Bahia 2019 Equipe CJCC vencedora

Equipe do CJCC, vencedora do Desafio SESI Agenda Bahia 2019 Fotos:Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

 

Bag to Rise é uma daquelas soluções que resultam de uma receita que tem tudo para dar certo e que começa por colocar os jovens para pensar soluções. Depois, é só dar suporte metodológico e um espaço para que eles jovens executem e defendam suas ideias.

Foi o que aconteceu quando a equipe formada por seis estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Salvador (CJCC), colégio de ensino médio da rede estadual de ensino da capital, apresentou a Bag to Rise, durante o Desafio Cidades C.R.I.A.T.I.V.A.S – Agenda Bahia. A competição tecnológica ocorreu durante a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-BA), edição 2019, realizada pelo SESI, em agosto deste ano no estacionamento do Shopping da Bahia.

Avaliada por uma banca examinadora composta por profissionais de arquitetura, professores universitários e pesquisadores, a proposta foi a vencedora do Desafio. Na última quinta-feira, 3/10, conquistou lugar de destaque ao se apresentar na programação da 10ª. edição do Fórum Agenda Bahia 2019, evento realizado pelo Jornal Correio em parceria com SESI, SENAI, SENAI Cimatec e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

 

Jovens de escola pública do Bairro da Paz desenvolveram um aplicativo para o bairro Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

Jovens de escola pública do Bairro da Paz desenvolveram um aplicativo para o bairro

 

Os estudantes precisavam aliar tecnologia e soluções para a sociedade. A equipe do CJCC teve então a ideia de desenvolver um plugin para os aplicativos de transportes e encurtar o caminho entre doadores e a população de rua. A solução criada possibilita que usuários desses aplicativos façam doações de roupas, alimentos e material de higiene, utilizando a rede dos aplicativos para fazer a entrega dos donativos a pessoas em situação de rua.

A ideia da equipe, formada pelos estudantes Leila Nascimento, Vitória Souza, Ana Clara Souza, Rafael Sacramento, João Matheus Souza e Ítalo Gabriel Santos foi distribuir uma mochila para moradores de rua cadastrados no projeto. Além de ajudar na identificação dos participantes da campanha, a mochila também pode ser utilizada para guardar mantimentos e também ser acoplada a um saco de dormir.

OLHANDO PARA O FUTURO

A Bag to Rise venceu o desafio, mas como criatividade é coisa pouca para jovens mentes turbinadas de ideias, o Desafio Cidades C.R.I.A.T.I.V.A.S – Agenda Bahia acabou se transformando num celeiro de ideias. Os estudantes da Escola SESI Candeias conquistaram o segundo lugar com um projeto de logística e orientação voltado para o descarte de óleo de cozinha: o Olhando para o Futuro.

oleo640.jpg

Alunos do SESI Candeias propuseram solução tecnológica para descarte do óleo de cozinha 

 

Em terceiro lugar, ficou classificada a Escola SESI Reitor Miguel Calmon, com o projeto Casarões 3D, que permite a reconstrução digital do edifício original, reconfigurando a cena arquitetônica de Salvador que sofre com o desaparecimento de seus imóveis seculares em razão de desabamentos.

Equipe da Escola SESI Reitor Miguel Calmon desenvolveu solução que reconstrói virtualmente casarios que desaparecerm da cena de Salvador Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

Equipe da Escola SESI Reitor Miguel Calmon desenvolveu solução que reconstrói virtualmente casarios que desapareceram da cena de Salvador

 

Já a equipe do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBa) apostou na realidade aumentada focada no turismo, o Projeto Salvatour. Os estudantes da Escola Mestre Paulo dos Anjos, investiram na criação de um aplicativo de localização e serviços para o Bairro da Paz, onde a instituição está localizada e os jovens residem.

Aplicativo da equipe do IFBa pensou solução para os visitantes de Salvador Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

Aplicativo da equipe do IFBa pensou solução para os visitantes de Salvador 

BALANÇO

O balanço da iniciativa foi positivo, na avaliação de Cléssia Lobo, gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia. “Quando a equipe do Agenda Bahia convidou o SESI para participar deste relevante fórum que agrega ideias e estudos, percebemos a oportunidade de conectar pessoas para construção coletiva de possibilidades de melhorias para a cidade. Isso não poderia ocorrer sem incluir jovens estudantes que só precisam de oportunidades e desafios para também proporem soluções tecnológicas e inovadoras com vistas ao bem coletivo”, destacou.

Para Raquel Vita, curadora do Agenda Bahia, a experiência foi enriquecedora. “A FIEB sempre foi nosso parceira desde o começo da iniciativa. Este ano completamos 10 anos e a gente conseguiu criar um projeto que trouxe os estudantes para desenvolver soluções criativas, com uso de tecnologias e inovação, para a cidade de Salvador. Me trouxe muita alegria e surpresa o olhar social destes projetos. Era isso que tínhamos em mente nas discussões originais: misturar tecnologia acessível a todos com esse olhar no impacto social, positivo, para a cidade”, acrescentou.

 

DEPOIMENTOS

Se para os organizadores a experiência foi enriquecedora, para os estudantes, foi uma oportunidade de ir muito além. “Passei a ter uma outra visão da cidade e a ter uma visão de mundo diferente”, conta Keliane Santos, de 15 anos, uma das estudantes da Escola Mestre Paulo dos Anjos, que participou do Desafio Agenda Bahia. Ela conta que a experiência fez com que ela e seus colegas aprendessem programação e a melhor usar computadores.

A experiência também proporcionou a ela e seus colegas permanecerem mais tempo na escola. “Passamos a conviver com mais pessoas, fizemos divulgação do nosso projeto e tivemos aula de teatro par aprender a falar em público”, complementa a estudante. Para a turma vencedora do desafio, a principal lição aprendida foi: “pessoas precisam de pessoas”.

 

AGENDA BAHIA 2019

parcei640.jpg

Representantes do SESI Bahia, SENAI Cimatec e SENAI Bahia parceiros do Agenda Bahia 2019 

 

Com o tema [A.R] Evolução, a 10ª edição do Fórum Agenda Bahia foi realizado no SENAI Cimatec, em Salvador. O evento mostrou como as aplicações em Realidade Aumentada estão presentes no cotidiano e no setor produtivo.

Além da participação do SESI Bahia, na Arena da Vivência com o Desafio Fórum Agenda Bahia / OBR, o SENAI Bahia realizou a oficina Circuito de Experiências em tecnologias para Educação e para Indústria. A proposta foi convidar os participantes a viverem uma experiência de exploração em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), além de terem acesso às tecnologias da Indústria 4.0, a exemplo da Manufatura Aditiva e Robótica Colaborativa.

 

03102019GJ082.jpg

SENAI mostrou as aplicações da realidade virtual e aumentada no cotidiano e na indústria durante o Agenda Bahia 

 

Confira fotos no Flickr