A+ A-

Notícias

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SEJA - Vida transformada e novas oportunidades: a experiência do Projeto SEJA!

Projeto do SESI/SENAI em parceria com a Braskem é voltado para pessoas de baixa renda de Camaçari e Dias D’Ávila

Rogério Santos Silva, 29 anos, resume em uma expressão: “divisor de águas”, a oportunidade que teve em 2018 e que transformou sua vida. Outra palavra que ele usa para dar a dimensão do que isso tudo representou é: “impagável”. Ele fez parte da turma da primeira edição do Projeto SEJA! Saberes da EJA, em Camaçari, resultado de uma parceria entre Braskem, SESI e SENAI Bahia.

Em um ano, Rogério viu sua vida se transformar. Conquistou o diploma de ensino médio, conseguiu emitir o diploma de curso técnico de arte-educador de música e pode concorrer a uma vaga – passou em 1º lugar – nos Conservatórios de Música de Camaçari e Mata de São João, onde hoje trabalha como professor.

Foi um grande salto para quem deixou de estudar no segundo ano do ensino médio para se dedicar à música – ele atua desde então como profissional nesta área – mas se via sem novas possibilidades de empregabilidade. Isso até se inscrever para uma vaga do Projeto SEJA!.

Rogério havia feito um curso técnico em formação musical na Pracatum, mas como não tinha terminado a educação básica, não conseguia emitir o diploma técnico que atestava suas habilidades. Passou então a se dedicar a uma iniciativa pessoal na comunidade do bairro Jardim Limoeiro, em Camaçari, onde há 12 anos realiza o projeto musical Beira de Rua, que recicla materiais e os transforma em instrumentos percussivos.

Além do diploma de ensino médio, Rogério também fez o curso de manutenção de computadores. “Hoje, música envolve muito conhecimento em tecnologia avançada, então, ter feito o curso me ajudou. Hoje, consigo programar algo que preciso e conhecer o computador e resolver problemas básicos é importante”, conta.

Na avaliação de Rogério, 95% dos colegas que passaram pelo SEJA! tiveram suas vidas transformadas. “Após a formatura meus colegas já começaram a trabalhar graças ao diploma. O segundo grau ajuda as pessoas a se firmarem profissionalmente. Muitas pessoas expandiram seus caminhos”, destaca.

Mais uma turma ganha oportunidade de voltar a estudar

A oportunidade de transformação que Rogério e seus colegas tiveram chegou agora para uma nova turma de 105 alunos que, na quinta-feira, 3.10, participaram da aula inaugural do Projeto SEJA! Saberes da EJA 2019, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari.

Nesta segunda edição do Projeto SEJA!, a novidade é a expansão das vagas para moradores do município de Dias D’Ávila. Desenvolvido pelo SESI em parceria com o SENAI, patrocinado pela  Braskem, o projeto oferece o curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante – Ensino Médio com qualificação profissional em Eletricista, Almoxarife e Controlador e Programador e Produção.

A expansão atesta o reconhecimento por parte da Braskem quanto às potencialidades da iniciativa na educação de jovens e adultos, bem como pela oportunidade de geração de emprego e renda para a comunidade local. “A Braskem reconhece o SEJA! como um projeto realmente inovador no que diz respeito à metodologia, em relação à educação formal. Os resultados são tangíveis e relativamente rápidos, o que o confere um potencial de transformação social real muito grande. O benefício cria oportunidade para a inserção ou reinserção mais qualificada de adultos no mercado de trabalho, já que concilia educação formal e profissional”, destaca Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia e Alagoas.

Segundo o gestor da Braskem, o ”desenvolvimento humano e a inclusão social das comunidades situadas no entorno das operações da companhia na Bahia e no Brasil são prioridades. Os resultados do SEJA! em Camaçari foram muito positivos, por isso renovamos a parceria, incluindo pessoas do município de Dias D’Ávila”, acrescenta.

Pradines também destaca a importância de ter SESI e SENAI como parceiros, instituições de referência no que diz respeito à educação e formação profissional na Bahia. “Essa parceria nos traz segurança para investir no projeto, que tem metodologia inovadora e profissionais qualificados”. Ele também destaca a seriedade e comprometimento das instituições com os resultados, “que tem o potencial de transformar a vida dessas pessoas”.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos do SESI, Gisele Freitas, destaca a importância da parceria da Braskem, que, segundo ela, é “grande entusiasta do projeto, por acreditar no poder da educação e transformação social que o SEJA! promove”. O patrocínio da Braskem, explica a gerente, também possibilita ao SESI levar esta metodologia de ensino a um público fora do local de atendimento da EJA, que é Salvador. Ela complementa que a aula inaugural foi o primeiro marco do projeto e momento ideal de engajar os alunos, a comunidade e as autoridades locais sobre a importância da inciativa.

AULAS

A edição 2019 do projeto iniciou-se em junho, com a seleção dos candidatos. Em agosto, foi iniciada a etapa de reconhecimento de saberes, metodologia inovadora do SESI na oferta da EJA, para identificar os conhecimentos dos estudantes já consolidados e, a partir daí, montar o programa pessoal de estudos para a conclusão do ensino médio.

As aulas terão início no próximo dia 9 de outubro e a previsão é que se estendam até maio de 2020. Gisele Freitas explica que o projeto visa elevar a escolaridade de jovens e adultos que ainda não possuem o ensino médio e proporcionar ao aluno a uma oportunidade de formação para a sua recolocação no mercado de trabalho, bem como continuar os estudos em etapas superiores.