segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Escola de Eletricistas para mulheres abre seleção para 100 vagas em Salvador

Já estão abertas as inscrições para um processo seletivo que vai escolher 100 mulheres para a Escola de Eletricistas da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia. O projeto, promovido em parceria com o SENAI Bahia, foi lançado nesta segunda-feira (19), na sede da empresa, com a presença de autoridades, executivos e representantes de instituições do terceiro setor.

Eletricistas.jpg

Eletricistas que tiveram formação pelo SENAI e já estão contratadas pela Coelba com o vice-presdente da FIEB, Angelo de Sá Jr. e o diretor do SENAI Bahia, Rodrigo Vasconcelos, durante lançamento do projeto. Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB.

O objetivo do projeto, totalmente gratuito para as candidatas, é selecionar e capacitar mulheres para exercer atividades em instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia. As inscrições podem ser feitas até 18 horas do dia 23 de agosto, exclusivamente pela internet, através do site http://www.fieb.org.br/senai?.

A iniciativa é pioneira e deve ser estendida pela Neoenergia para as empresas do grupo em todo Norte e Nordeste. Para o governador Rui Costa, que participou do lançamento, a ação contribui para a promoção da igualdade de oportunidades entre gêneros.? "Ajuda a aumentar, facilitar e estimular a entrada de mulheres no mercado de trabalho, numa atividade que até então tem hegemonia de homens", afirmou.

“Temos que dar passos num mundo em que, infelizmente, até agora, estava conquistado pelo público masculino”, acrescentou o presidente da Neoenergia, empresa responsável pela Coelba, Mario Ruiz-Tagle. O investimento da Coelba tem como intuito a contratação destas profissionais na própria empresa. Para o presidente da Coelba, Fulvio Machado, a ação dá um ponta pé inicial no sentido de ampliar a participação de mulheres nesta área de trabalho.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em exercício, Ângelo de Sá Júnior, explicou que a parceria com a Coelba começou no ano passado, com três turmas. “Foi um sucesso e agora estamos em mais uma ação conjunta, e, no ano que vem teremos turmas em 15 unidades do SENAI, em toda a Bahia”, anunciou.

O diretor do SENAI Bahia, Rodrigo Vasconcelos, reforça a satisfação da instituição na parceria, em mais uma iniciativa da Coelba que busca o desenvolvimento regional e o fortalecimento da formação profissional para o estado. "O curso da Escola de Eletricistas para Mulheres ampliará as oportunidades de emprego para os talentos femininos baianos e o SENAI coloca toda a sua metodologia educacional, infraestrutura e equipe técnica à disposição desta formação”, pontua.

Escola - O curso possui carga horária de 596 horas e irá formar as profissionais da capital e do interior da Bahia para atuação como eletricistas prediais e em redes de distribuição de energia. Estas 100 vagas abertas hoje são para Salvador. As aulas serão realizadas nas instalações do SENAI/BA, na unidade de Dendezeiros, de segunda a sexta-feira e, caso seja necessário, em alguns sábados.  As aulas serão iniciadas no dia 14 de outubro.

As candidatas precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente; ter no mínimo 18 anos na data de inscrição no processo seletivo, residir em Salvador ou proximidades. O processo seletivo possui prova escrita, avaliação psicológica, teste prático, além de entrevista para avaliação de perfil técnico.  As candidatas selecionadas irão receber vale transporte durante o curso.

O curso da “Escola de Eletricistas” da Coelba já funciona para um público misto em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus e Juazeiro.