A+ A-

Notícias

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Com a presença de Paulo Tafner, reforma da Previdência é debatida na FIEB

Especialistas discutem a tramitação da proposta no Congresso Nacional e os benefícios que as mudanças previdenciárias podem trazer para o futuro do Brasil

A rede Apoie a Reforma promove nesta terça-feira, 23, por meio do CLP - Liderança Pública, um debate sobre a reforma da Previdência, com as presenças de Paulo Tafner, economista e autor de diversos livros e estudos a respeito do tema; e Ana Marina de Castro, diretora de mobilização do CLP. O evento acontece às 16h, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

Ana Marina de Castro vai analisar os dados da previdência brasileira e explicar os resultados da pesquisa CLP/IBOPE sobre a percepção da sociedade a respeito da reforma da Previdência. De acordo com o levantamento, 82% dos brasileiros consideram que é necessário fazer um esforço para garantir a aposentadoria de futuras gerações, enquanto 58% dos cidadãos apoiam a reforma desde que ela traga ganhos econômicos. A proposta apresentada pelo Governo Federal conta com o apoio de 44% da população.

Já o economista Paulo Tafner apresentará estudos sobre o impacto das mudanças nas regras de aposentadorias e vai comparar o modelo brasileiro atual com o de outros países. Tafner também foi um dos coordenadores de uma ampla proposta de reforma da Previdência entregue ao novo governo no fim de 2018.

De acordo com o livro ‘Reforma da Previdência: por que o Brasil não pode esperar?’, de Paulo Tafner e Pedro Fernando Nery, em 2016, ela foi responsável por 19% da desigualdade de renda no Brasil, pelo índice de Gini. Com uma média de aposentadorias no Legislativo de R$ 27 mil por mês, apenas o regime dos servidores públicos é responsável por 7% da desigualdade, descontando as contribuições.

O encontro será aberto à imprensa e ao público geral. A inscrição pode ser feita neste link.

 

O quê: Debate sobre a reforma da Previdência

Quando: 23/07 - terça-feira

Que horas: 16h

Onde: Sede da FIEB, em Salvador.

Endereço: R. Edístio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - BA, 41770-395

 

 

Sobre o CLP

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que há dez anos trabalha para tornar o Brasil um país mais democrático e que ofereça uma vida digna aos seus cidadãos. Desenvolvemos pessoas para que se tornem líderes públicos e atuamos para mobilizar a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro. Acreditamos que, somente assim, será possível termos um país que garanta a cada brasileira e brasileiro a oportunidade de uma vida mais digna.

 Sobre o Apoie a Reforma

O ‘Apoie a Reforma’ é uma rede que pretende instigar cidadãos em favor das reais mudanças estruturais que o Brasil precisa. Queremos impulsionar a mobilização da sociedade e dos parlamentares por mudanças no atual sistema previdenciário no País.

Entre as 77 instituições apoiadoras do ‘Apoie a Reforma’, 52 compõem a rede e 25 são parceiras de divulgação. Entre elas, estão: 4E Consultoria, ABRAINC, ABRASCE, ABRASEL, ADIT, ADVB, AELO, Anamaco, CACB, Caramuru Alimentos, CBIC, Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), IFL-SP, Inspire Capital, Instituto Foodservice Brasil, Instituto Millenium, Instituto Mises, Instituto Moreira Matos, LIDE Ceará, Mauá Capital, Moreau Advogados, Movimento Brasil Competitivo, Por Quê? Economês em bom português, Rede Liberdade, SECOVI / Consurb AS, Sinduscon, Sociedade Rural Brasileira, TelComp (Associação Brasileira das Operadoras, de Telecomunicações Competitivas), Terraço Econômico.