A+ A-

Notícias

segunda-feira, 15 de julho de 2019

ENTREVISTA RICARDO NUNES: “Nós buscamos preparar o jovem para as profissões do futuro”

ENTREVISTA: RICARDO NUNES, Foreducation

 

Ricardo Nunes é especialista da Foreducation EdTech, instituição parceira da Google voltada para a educação. Convidado pelo SENAI Bahia para participar do Encontro Pedagógico anual da instituição, Nunes fez uma palestra e realizou oficinas com os docentes do SENAI Bahia que, a partir do segundo semestre de 2019 adotará a ferramenta Google For Education como plataforma de apoio às atividades educacionais, que inclui salas de aula virtual, uso de hangouts, dentre outros recursos tecnológicos adaptados á educação. Para ele, transformação digital depende das pessoas e não apenas da tecnologia, apesar de ela ter sido criada para resolver problemas e implantar soluções.

 

foeducation.JPG

Foto: Gilberto Júnior/Coperphoto/Sistema FIEB

 

 

Qual a principal mensagem que você trouxe para os docentes do SENAI Bahia?

Mostrar que as transformações digitais dependem das pessoas e não da tecnologia. Apesar de ter sido criada para resolver problemas e implantar soluções, sabemos que de nada adianta a tecnologia se ela não for aplicada para resolver os problemas de outras pessoas.

 

Qual é a proposta da Foreducation em relação à educação?

A Foreducation EdTech vem preparar o jovem para as profissões de 2030, já que os estudos da ONU mostram que 85% das profissões de 2030 ainda não existem hoje.

 

Como a tecnologia pode ajudar na formação técnica das pessoas?

A realidade das empresas é que hoje ninguém mais trabalha sem compartilhar alguma coisa. Não tem mais aquela coisa de eu tenho ‘minha informação’, eu tenho ‘meu conteúdo’ e ‘é meu’. Não, hoje quanto mais você compartilha e troca informações com as pessoas, mais a sua rede de conhecimento aumenta e você consegue através dessa rede potencializar um projeto. Então a ideia é que a gente possa trazer isso para a sala de aula.

 

Como você chegou a esta experiência com educação?

Sou engenheiro eletricista, tenho pós em Automação Industrial, e sempre pensei em seguir a carreira acadêmica. Desde o início da faculdade, tive a oportunidade de estudar e me preparar para ser professor, fiz vários cursos de metodologias ativas, design, tudo voltado para a educação.

 

Como e que você avalia esta iniciativa do SENAI de adotar o Google For Education?

Isso mostra que a rede do SENAI esta muita alinhada com o que está acontecendo na educação, não só de inovação de tecnologias mais sim nas suas práticas pedagógicas. Isso irá beneficiar muito a rede, pois alunos e professores podem trocar informações entre as unidades e assim potencializar as experiências pedagógicas.

 

 

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA JOSÉ MOTTA FILHO: "Para transformar a educação, professores e alunos precisam mudar a postura em sala de aula"