segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Vipal Borrachas comemora 10 anos em Feira de Santana

Uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reformas de pneu, a gaúcha Vipal comemora dez anos de instalação de sua unidade em Feira de Santana, que emprega cerca de mil pessoas. A escolha da primeira unidade fora do Rio Grande do Sul foi estratégica. Segundo maior município da Bahia, com 609 mil habitantes, Feira de Santana localiza-se no principal entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste brasileiro, situando-se próxima ao porto de Salvador e do distrito industrial de Camaçari.

Uma década depois, a contribuição da Vipal para a comunidade feirense é visível. Além de gerar empregos e trazer divisas para a cidade, a empresa levou capacitação e cidadania a funcionários e à comunidade em geral. André Régis, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), declara que a chegada da fábrica impulsionou o profissionalismo, o planejamento e a organização social. “A Vipal é uma empresa diferenciada, que investe na cidade e tem grande participação nas ações que desenvolvemos, sempre com disponibilidade e parceria”, ressalta. Régis aponta ainda que a Vipal veio fortalecer o polo industrial de borrachas de Feira de Santana, que já contava com outras duas fábricas de pneus novos.

De acordo com João Baptista Ferreira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), “quando a gente fala aqui em Feira de Santana em Vipal, a imagem que se tem é de uma excelente empresa para se trabalhar. É isto que a comunidade feirense fala”, comenta. Ferreira ressalta o quanto a empresa se envolve com as demandas locais. “A Vipal é uma empresa que se mostra realmente feirense quando dialoga com a gente”, afirma.

MODERNIDADE

Localizada em uma área de 608 mil m², sendo 62 mil m² de área construída, a planta fabril de Feira de Santana carrega o DNA Sustentável da Vipal. A fábrica é certificada com o ISO 9001 e mantém, em sua estrutura, práticas de respeito ao meio ambiente, como aproveitamento de água da chuva e sistema de tratamento de efluentes, além de conforto térmico dos pavilhões industriais (isolamento térmico e ventilação), iluminação natural, cinturão verde, entre outros.

Com capacidade de mistura de compostos de borracha de 4.650 toneladas/mês, nela são desenvolvidos produtos para reforma de todos os tipos de pneus. Dentre os principais produtos estão as bandas pré-moldadas, compostos de borracha e pneus de moto da marca Vipal, operação iniciada com exclusividade na fábrica de Feira de Santana em 2012.

A empresa investe continuamente na fábrica. Um exemplo é o acordo firmado com o DESENVOLVE - Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia, do Governo do Estado da Bahia, que prevê investimento na fábrica nos próximos três anos.

MEIO AMBIENTE

A fábrica da Vipal Borrachas em Feira de Santana respeita o meio ambiente. O uso da água é um exemplo dos modernos padrões de tecnologia e sustentabilidade. O sistema de captação de água da chuva abastece toda a unidade fabril por meio de cinco cisternas distribuídas ao longo do parque, com volume de armazenamento total de 1,5 milhão de litros. Igualmente, todo o efluente gerado, sanitário e industrial, é tratado na Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica, de onde retorna à natureza dentro dos rígidos padrões da legislação ambiental.

Na planta fabril, a matéria-prima para a geração de vapor é o gás natural, atóxico e originário de uma fonte de energia limpa. A compostagem, método natural de transformação de alimentos em composto orgânico, utiliza os restos do refeitório como adubo nas áreas verdes da empresa, além de contar com uma central de armazenamento provisório de resíduos que, por meio de Coleta Seletiva, os encaminha para reciclagem.

A iluminação e a ventilação foram elaboradas de forma a garantir o conforto visual e térmico sem agredir a natureza. O sistema de iluminação natural é feito com telhas prismáticas, que proporcionam uma luz difusa, além de bloqueio do calor e dos raios infravermelhos do sol. Igualmente, os telhados e as paredes de todos os pavilhões contam com isolamento térmico e um sistema de ventilação que gera cinco renovações de ar por hora. Além disso, a fábrica conta com um projeto paisagístico, com um cinturão verde de 90 mil m², que contempla espécies como seringueiras, pau-brasil, jabuticaba, pitanga, acerola, goiaba e palmeira-imperial.

SOBRE A VIPAL

A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001:2015 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.