A+ A-

Notícias

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Evento do Simagran debate gerenciamento de custos

A importância da gestão dos custos das empresas foi um dos temas discutidos no Encontro com Marmoristas da Bahia, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-BA), no sábado 21.10. Realizado no SENAI Cetind, o evento contou com apoio do Sistema FIEB e do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 

A importância da gestão dos custos das empresas foi um dos temas discutidos no Encontro com Marmoristas da Bahia. Foto: Divulgação


No encontro, o presidente do Simagran-BA, Carlos Araújo, ressaltou a importância do associativismo. “Juntos somos mais fortes. A união do setor é fundamental para enfrentar o cenário de crise que o Brasil vem atravessando, e que traz grandes desafios especialmente para os pequenos empresários”, pontuou. Ele também explicou aos participantes do evento os benefícios oferecidos às empresas associadas ao sindicato.

Uma metodologia para determinar os custos gerais da empresa, que possibilita ao empresário calcular o custo homem/hora, foi apresentada por Orlando Moreira, representante da InfoROCHAS, empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão para marmorarias. “Este tema é especialmente importante para as marmorarias, pois o serviço oferecido pelo setor é personalizado e, às vezes, é difícil determinar o custo de cada item”, comentou.  Na palestra Custos, Tempo de Produção e Controle Financeiro na Marmoraria, Moreira destacou a importância de os empresários acompanharem de perto os números da empresa, para evitar impactos nos resultados do negócio.

Representantes de marmorarias associadas e não associadas ao Simagran-BA participaram do evento, que contou, ainda, com palestra sobre a plataforma digital SESI VIVA+, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) para auxiliar as empresas na gestão do eSocial e dos programas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Na oportunidade, os participantes também puderam conhecer as soluções oferecidas pelo SENAI para apoiar as marmorarias. A programação também contou com palestra da empresária Katiane Passos, que falou sobre a importância do associativismo e da união dos empresários do setor.