A+ A-

Notícias

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Workshop realizado em Salvador debate reparação automotiva

Orientar sobre itens de segurança ativa e passiva que compõem o automóvel, além de apresentar novas tecnologias voltadas para o segmento de reparação automotiva foram os objetivos do workshop em Regulação de Sinistros, realizado no dia 22.09, no Hotel Fiesta, em Salvador.  Promovido pela Effectus Consultoria e Assessoria, Axalta do Brasil e Sistema Sigma, o evento contou com o apoio do Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado da Bahia (Sindirepa) e reuniu cerca de 120 participantes dos estados da Bahia, Sergipe e Espírito Santo.
 

Evento reuniu cerca de 120 participantes dos estados da Bahia, Sergipe e Espírito Santo. Foto: Divulgação


Na oportunidade, os participantes foram orientados sobre como compor um orçamento tecnicamente correto. “A ideia é levar, aos centros de reparação independentes e aos concessionários, informações sobre os itens de segurança ativa e passiva que compõem o projeto de um automóvel, para que, desde o processo orçamentário, o reparador tenha como premissa devolver as características genuínas ao projeto do veículo”, destaca o consultor Eduardo Quevedo, da Effectus Consultoria e Assessoria.

Na palestra, o consultor falou sobre os componentes estruturais do veículo (monobloco, formado por chassi aparafusado a uma carroceria ou por um chassi e uma carroceria formando uma unidade) que, ao serem danificados, não devem ser recuperados. “Os itens do monobloco não devem ser recuperados. Por questão de segurança, sempre que um dano for constatado, essas peças devem ser substituídas”, pontuou Quevedo.

NOVAS TECNOLOGIAS

Entre as novidades apresentadas no workshop estavam os produtos de repintura com tecnologia ultravioleta da multinacional Axalta, que proporcionam reparos de alta qualidade e secagem rápida; e o sistema Sigma, software especializado em gestão de oficinas. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer uma tecnologia de cabines de pintura da USI Itália do Brasil que proporciona secagem em 1/3 do tempo utilizado nas cabines convencionais; os sistemas aspirados para preparação do automóvel nas oficinas, que elimina contaminantes do ambiente, da Orange Brasil e os equipamentos de solda apresentados em palestra da Garage Brasil.