quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Curso do Sindipeças discute desafios e oportunidades da Indústria 4.0

Os desafios e oportunidades da quarta revolução industrial, suas principais técnicas e ferramentas foram apresentados a representantes de empresas no curso Indústria 4.0 – Conceitos e Aplicação de um Modelo de Gestão Estratégica, promovido nos dias 11 e 12 de setembro pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA),  na sede da Federação das Indústrias da Bahia.

Com carga horária de 16h, o curso foi abordou os conceitos e princípios da indústria 4.0. Foto: Íris Moreira Leandro / Sistema FIEB.

“Já tem muita coisa sendo feita no âmbito da indústria 4.0 e o que queremos é trazer conhecimento para as empresas, para que elas possam, cada uma dentro de sua realidade, começar o processo de adequação”, destacou o diretor regional do Sindipeças, Roberto Rezende.

Com carga horária de 16h, o curso foi dividido em quatro módulos que abordaram os conceitos e princípios da indústria 4.0, técnicas de aplicação, ferramentas empregadas e modelo de gestão. Princípios da indústria 4.0, como o trabalho em tempo real (que permite o monitoramento e controle a todo instante) e a interoperabilidade (a capacidade de um sistema, um programa, um software conversar com outro) foram apresentados durante a capacitação. O treinamento abordou, ainda, técnicas e ferramentas ligadas ao conceito da indústria 4.0, a exemplo da internet das coisas (Internet of Things – IOT), realidade virtual, realidade aumentada e impressão 3D.

“A tecnologia da indústria 4.0 está trazendo aumento de competitividade nos países industrializados. Nós, que ainda estamos somos um país em desenvolvimento, temos um desafio ainda maior diante desta nova realidade. Se a gente não perceber isso, vai ficar pra trás”, alertou, Wilson Storolli, mestrando na área de engenharia de produção e manufatura no tema Indústria 4.0 na Unicamp, que ministrou o treinamento.  Ele alertou que as empresas precisam estar atentas à quarta revolução industrial, entender este processo e avaliar como as ferramentas disponíveis podem ser aplicadas dentro dos negócios.

O curso Indústria 4.0 – Conceitos e Aplicação de um Modelo de Gestão Estratégica faz parte do portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.