A+ A-

Notícias

terça-feira, 3 de julho de 2018

ENAI reúne em Brasília 2 mil representantes da Indústria

Presidente da CNI na abertrua do ENAI 2018 Foto João Paulo Lacerda/CNI
Presidente da CNI, Robson Almeida, na abertura do ENAI 2018 Foto José Paulo Lacerda/CNI
 
 

A 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) foi aberta em Brasília, nesta terça-feira, 3 de julho de 2018, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, na presença do presidente da República, Michel Temer. 

O presidente Michel Temer discursou na abertura do evento e falou sobre a Reforma da Previdência. Ele destacou que o seu sucessor na presidência terá obrigatoriamente que fazer a reforma “que é fundamental para o país”, reforçou.

Após a abertura, foi realizado um painel de debates sobre A Governança do Brasil: os problemas, a agenda e as saídas, com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Pedro Parente e Joaquim Falcão.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participou do ENAI 2018 levando para o encontro as propostas da agenda 4.0 para a indústria baiana. O presidente Ricardo Alban esteve em Brasília acompanhado dos líderes das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI e IEL –, e representantes de sindicatos industriais. Ele elogiou a dinâmica de painéis de discussão do ENAI, com temas que estão na ordem do dia do país.  "É muito relevante esta iniciativa do Enai de trazer especialistas para debater sobre temas de interesse da indústria, Desta forma, contribui decisivamente para a discussão aprofundada e a tomada de decisões nas empresas", destacou.

O vice-presidente Sérgio Pedreira também destacou a importância da iniciativa. "O Enai é uma oportunidade para conhecermos melhor o que o Sistema Indústria faz, por meio das suas entidades, como o SESI e o SENAI. Muitas vezes, os sindicatos não conhecem também o trabalho realizado junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na defesa de interesses do setor industrial. Durante o evento, podemos trocar ideias, conhecer outras experiências e debater questões urgentes que afetam as empresas", completou.

 
Diretoria da FIEB participa do ENAI em Brasília Foto: Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB
Diretoria da FIEB participa do ENAI, em Brasília. Foto: Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB
 

O diálogo sobre assuntos estratégicos como quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade vai movimentar o ENAI, que reúne dirigentes e presidentes de federações, das associações nacionais e de sindicatos da indústria de todo o país. Os paineis de discussão visam promover o debate e a reflexão sobre o cenário que será enfrentado pelo novo governo e pela indústria e, consequentemente, pela economia brasileira. 

Na quarta-feira, 4 de julho, foi realizado o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República. Na oportunidade, a CNI entregou aos pré-candidatos do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2018. No encontro, os pré-candidatos apresentaram individualmente sua agenda de governo para empresários industriais.

Na sequência do evento, até o dia  8 de julho, SESI e SENAI promovem a Olimpíada do Conhecimento, grande evento de educação e tecnologia.

ENAI

O Encontro Nacional da Indústria (ENAI) é a convenção anual do setor industrial brasileiro. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria desde 2006, reúne empresários, sindicatos e federações de indústrias.

Durante o evento, lideranças empresariais se encontram para alinhar e validar posicionamentos, com foco nas ações de defesa da indústria nacional e no desenvolvimento da competitividade do setor.

 

Com informações da Agência CNI