quarta-feira, 13 de junho de 2018

FIEB sedia I Fórum Baiano de Negócios e Oportunidades

Mais de 20 organizações internacionais e locais estão representadas no o I Fórum Baiano de Negócios e Oportunidades Internacionais, que acontece, nesta quarta-feira (13), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Promovido pelo Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (Ceeri), o evento tem como objetivo debater com lideranças, autoridades e estudiosos do Brasil e do exterior as efetivas contribuições que o relacionamento internacional pode aportar no incremento da economia e da inclusão social.

Forum Ceeri.jpg

Representantes de organizações nacionais e internacionais participam do Fórum. Fotos: Ìris Moreira Leandro/Sistema FIEB.

“Precisamos destas iniciativas para discutir oportunidades, principalmente para as micro, pequenas e médias empresas, que enfrentam enorme burocracia para importar e exportar produtos”, afirmou o vice-presidente da FIEB, Ângelo de Sá Jr.

Já o diretor-geral do Ceeri e coordenador do Fórum, Leonel Leal Neto, ressaltou que o ambiente de Negócios Internacionais não está restrito às grandes empresas e ultrapassa as importações e exportações. “Precisamos explorar mais as parcerias internacionais e outras ormas de cooperação que fomentam o desenvolvimento local”, disse.

O Brasil recebeu US$ 59 bilhões em investimentos internacionais em 2016. Portanto, é um setor de suma importância para o desenvolvimento local, despertando crescente interesse de empresários e de gestores públicos nas estratégias de desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, o Fórum possibilitará que, a partir das interações das lideranças empresariais com o poder público, o terceiro setor e com instituições de ensino e pesquisa sejam compartilhadas as melhores práticas de paradiplomacia realizadas no Brasil e em outros países.

*Com informações do Ceeri.