quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sigeb participa de encontro com lideranças setoriais da indústria gráfica

4º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Gráfica reuniu presentes de sindicatos de todo o país para discutir desafios do setor

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado da Bahia (Sigeb) e vice-presidente da FIEB, Josair Bastos, participou, nestas terça e quarta-feira (05 e 06.06), do 4º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Gráfica, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília.

Presidentes de sindicatos do setor de todo o país trocaram experiências em boas práticas e sustentabilidade sindical. Foto: Digulgação / CNI

Durante o encontro, presidentes de sindicatos do setor de todo o país trocaram experiências em boas práticas e sustentabilidade sindical e levantaram estratégias para fortalecer a atuação das entidades junto aos poderes públicos. Na oportunidade, foi apresentado o Mapa Estratégico 2018-2022 elaborado pela CNI. A programação incluiu uma visita técnica ao Congresso Nacional, onde os dirigentes foram recebidos, em plenário, pela Senadora Ana Amélia (PP/RS), que registrou a visita da comitiva em seu discurso.

“No encontro temos a oportunidade de expressar as dificuldades do setor, como o papel imune e a impressão por computador, além de discutir temas que impactam o setor, como o projeto de lei sobre papel reciclado”, afirmou Josair Bastos. Uma das principais discussões foi acerca da extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical. “O sindicato que quiser sobreviver terá que procurar alternativas”, pontuou Bastos. Para ele, que participou pela terceira vez do Intercâmbio, esta edição foi ainda mais produtiva com a visita aos parlamentares.

Iniciado em 2014, o Intercâmbio é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e tem como objetivo fomentar a troca de experiências de gestão entre dirigentes de sindicatos empresariais de vários estados brasileiros. As reuniões buscam promover o alinhamento, em nível estratégico, acerca de temas prioritários para os setores envolvidos. Têm, ainda, o objetivo de identificar oportunidades e estimular a atuação conjunta. Em 2018 serão realizados no total treze intercâmbios de diferentes Redes Sindicais.