A+ A-

Notícias

quarta-feira, 16 de maio de 2018

SESI e SENAI Cimatec participam da programação gratuita da Campus Party

 
 
A segunda edição do Campus Party Bahia (CPBA), este ano com a temática Atualidades da Internet, Empreendedorismo e Inclusão Social, acontece de quinta (17.05) a domingo, na Arena Fonte Nova. O Serviço Nacional da Indústria (SESI Bahia) e o SENAI-CIMATEC vão estar presentes, o SESI Bahia com o tema Robótica e Novas Tecnologias Educacionais e o SENAI-CIMATEC com projetos de realidade virtual e tecnologias, ocupando, ambos, a área gratuita do evento, a Open Campus.
 
No stand do SESI o público terá a experiência de manipular robôs com controle remoto, conhecer a mesa da temporada 2017/2018 do torneio FIRST® LEGO® League, que tem como tema o Uso e Reaproveitamento da Água. “Somos referência em robótica educacional pelos trabalhos desenvolvidos pelas escolas da Rede SESI há 12 anos e levaremos essa experiência para o evento”, pontua o coordenador de robótica educacional do SESI, Fernando Didier.
 
Quem visitar a área do SENAI CIMATEC poderá experimentar o ambiente de realidade virtual que simula uma missão do FlatFish, o veículo autônomo submarino desenvolvido para inspecionar plataformas de petróleo do pré-sal. A instituição mostrará, ainda, o protótipo automotivo desenvolvido e construído por uma equipe composta por alunos dos cursos de engenharia do SENAI CIMATEC; o Myo CIMATEC, projeto de um bracelete que auxilia no tratamento fisioterápico de pacientes; e um veículo movido a energia renovável.
 
No sábado, 19.05, penúltimo dia de evento, haverá, ainda, o lançamento do Atlas Solar Bahia, em que estarão políticos e gestores da instituição. 
 
As escolas Djalma Pessoa, Comendador Bernardo Martins Catharino e Reitor Miguel Calmon, de Salvador, e o Centro Integrado de Atividade SESI-SENAI, de Candeias, representarão o SESI nos quatro dias de evento. “Alunos e professores da Rede SESI abordarão temas sobre práticas de ambiente de aprendizagem no dia-a-dia, montagens e práticas de OffTecs (oficinas tecnológicas) ”, explica a gerente de Educação e Cultura do SESI, Cléssia Lobo.
 
A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas passem pela Arena, além da instalação de 5 mil barracas abrigando “campuseiros”, vindos de todo o Brasil. Serão 300 horas de conteúdo divididos em workshops, palestras, debates, jogos e competições, em subáreas de educação, economia, trabalho e cultura digital. Uma das novidades desse ano é a área de “Camping Wellness”, com sessões de meditação guiada e relaxamento muscular.