A+ A-

Notícias

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Redes Sindicais de Vestuário e Têxtil iniciam Intercâmbio de Lideranças

Encontro realizado no SENAI Cetiqt, no Rio de Janeiro, reuniu presidentes de sindicatos de todo o país. Sustentabilidade sindical e Indústria 4.0 foram alguns dos temas discutidos
 

Os segmentos de Vestuário e Têxtil foram escolhidos para iniciar a agenda de Intercâmbios de Lideranças Setoriais de 2018. O encontro ocorreu nos dias dia 10 e 11 de abril, no SENAI Cetiqt, no Rio de Janeiro. Já em sua quarta edição, o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Têxtil e do Vestuário é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).
 

Encontro reuniu 36 presidentes de sindicatos dos setores vestuário e têxtil de todo o país. Foto: Divulgação.

O projeto é uma parceria da CNI com federações da indústria, para fomentar a troca de experiências de gestão entre dirigentes de sindicatos empresariais de vários estados brasileiros. As reuniões buscam promover o alinhamento, em nível estratégico, acerca de temas prioritários para os setores envolvidos. Têm, ainda, o objetivo de identificar oportunidades e estimular a atuação conjunta.


Durante o encontro, que reuniu 36 presidentes de sindicatos dos setores vestuário e têxtil de todo o país, foi realizada uma apresentação do SENAI Cetiqt e uma visita guiada às instalações da instituição, referência para o setor e para a Indústria 4.0, além de uma oficina de elaboração de projeto setorial buscando a sustentabilidade sindical. Ainda como parte da programação, os líderes sindicais visitaram o Veste Rio, importante evento do setor.

 

Sustentabilidade sindical e Indústria 4.0 foram alguns dos temas discutidos no encontro. Foto: Divulgação.


“O encontro é extremamente importante para interagir e discutir sobre as necessidades de cada sindicato e o desenvolvimento de um projeto setorial coletivo. Além disso, neste ano, com a visita técnica à indústria de confecções 4.0 no Senai Cetiqt, tivemos o privilégio de ver o futuro das confecções”, relatou o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), Edison Nogueira.


Outro participante do encontro, o presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem (Sindifite) e vice-presidente da FIEB, Eduardo Catharino Gordilho, também destacou a visita ao SENAI. “A indústria 4.0 é o futuro da indústria têxtil, desde a matéria prima ao produto final, e está muito bem representada no SENAI Cetiqt”, afirmou.
 

Já a vice-presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria (Sindvest), Eunice Habibe, elogiou o conteúdo das atividades e as temáticas discutidas. “O encontro foi bastante rico em informações e as discussões nos fizeram refletir em como melhorar nossa comunicação, otimizar recursos e desenvolver parcerias e novos serviços para o sindicato”.


Agenda - Até o final do ano, serão realizados outros doze intercâmbios dos grupos industriais: Alimentação e Laticínios, Panificação, Couro e Calçados, Base Florestal, Plástico, Construção Civil, Gráfico, Cerâmico, Bebidas, Químico e Farmacêutico, Metalmecânico e Reparação.