terça-feira, 17 de abril de 2018

Capacitação promovida pelo Sindipeças aborda comunicação e feedback

A importância da comunicação clara e eficiente no ambiente de trabalho e o uso do feedback como ferramenta relevante para o relacionamento entre líder e liderados foram temas abordados no curso Comunicação Eficaz e Feedback, promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA), nesta terça-feira, 17.04, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Com quase 30 anos de experiência na área de autopeças, o consultor Washington Zucoloto ministrou a capacitação. Foto: Divulgação / Sistema FIEB

Representantes de empresas do setor automotivo participaram da capacitação, que foi ministrada pelo consultor Washington Zucoloto. Com quase 30 anos de experiência na área de autopeças, ele destacou como a falta de clareza na comunicação interfere no ambiente de trabalho. “Hoje um problema na comunicação das empresas é a distorção. Os participantes aprendem aqui como aprimorar a comunicação com a equipe. Nossa ênfase é dar ferramentas para minimizar essas distorções de comunicação que ocorrem entre turnos, entre fábricas e entre líder e liderado”, explica, ressaltando a necessidade do planejamento para a eficiência na comunicação.

Com carga horária de 8h, o curso também discutiu como o feedback pode ser utilizado para desenvolver pessoas. “O feedback tem sido utilizado apenas como uma ferramenta punitiva, para falar o que está acontecendo de errado. Aqui, ensino como fazer uma abordagem positiva, como elogiar o colaborador no momento certo,  como corrigir uma conduta sem desmotivar o colaborador,  e também como motivar profissionais que já estão dentro do padrão de conduta da empresa”, conta Zucoloto.

Líder de equipe na Bosch, Juarez Melo já participou de três cursos promovidos pelo Sindipeças. “Os cursos normalmente abordam situações que a gente enfrenta no dia a dia na empresa. Aqui temos a oportunidade de avaliar as abordagens que fazemos e corrigir na nossa prática quando necessário”, avalia.

O curso Comunicação Eficaz e Feedback integra o portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.