A+ A-

Notícias

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Licenciamento Sanitário é tema de seminário realizado na FIEB

Com o objetivo de sensibilizar empresários, técnicos, consultores  e professores, de forma a agilizar processos e contribuir para a celeridade na obtenção do alvará sanitário, foi realizado, nesta sexta-feira (13), na FIEB, o Seminário Licenciamento Sanitário. O evento é uma iniciativa da Federação, por meio da sua Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, em parceria com os Sindicatos das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas no Estado da Bahia (Sindisabões) e das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic), e o apoio da Divisa, Sebrae Bahia e SENAI.  

Vsanitaria.jpg

Representantes da FIEB, Divisa (Sesab), Sindisabões, Sebrae e Sindcosmetic fizeram a abertura do seminário. Fotos: Ângelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

“É imperiosa a necessidade de se capacitar profissionais na área de vigilância sanitária, tanto a nível de projeto como de gestão industrial. É fundamental para o desenvolvimento da indústria baiana, destacadamente a de saneantes e de cosméticos, além de toda a cadeia industrial que depende da orientação e das normas vigentes”, pontuou o vice-presidente da FIEB e presidente do Sindisabões, Juan Lorenzo.

A ação acontece no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido, em junho de 2017, entre a FIEB, o Sebrae Bahia e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, por meio da sua Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), com a função de assessorar, em especial as micro e pequenas empresas do interior do estado, no processo de Licenciamento Sanitário.

De acordo com a superintendente da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, a área responsável pela emissão de licenças sanitárias no estado está passando por um processo de modernização, “algo fundamental para que as empresas e os produtos feitos aqui tenham a qualidade que o mercado exige”.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, “este tipo de iniciativa tem muito a contribuir, pois é uma oportunidade, principalmente para as micro e pequenas empresas, que têm muita dificuldade de interpretar e seguir as normas estabelecidas”.

Durante o seminário, especialistas e técnicos falaram sobre boas práticas e deram orientações para a elaboração de projetos na indústria, licenciamento sanitário para o setor e registro e notificação de produtos.  Ainda na ocasião, foi distribuído o Manual de Licenciamento Sanitário para Empresas de Cosméticos e Saneantes, uma publicação da FIEB com o apoio da Divisa e Sebrae prevista no Acordo.

Expotech – Depois do sucesso da 1ª edição, o Sindcosmetic e o Sindisabões anunciaram a realização da ExpoTech Saneantes & Cosméticos, evento cujo objetivo é promover a divulgação de novas tecnologias, novos fornecedores, tendências do segmento, o conhecimento das indústrias destes setores na Bahia e outros estado do NE, além da ampliação de negócios com os fornecedores de insumos, equipamentos e serviços. Este ano, a Expo acontece nos dias 16 e 17 de julho, na FIEB.