A+ A-

Notícias

quinta-feira, 8 de março de 2018

Curso promovido pelo Sindipeças apresenta lean manufacturing na prática

Os conceitos relacionados à manufatura enxuta - que proporciona ganhos de produtividade e competitividade, reduzindo desperdícios - foram apresentados no curso Lean Manufacturing na Prática - Game Lean, promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA), nos dias 07 e 08 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
 

O consultor especialista José Augusto Santos ministrou a capacitação. Fotos: Íris Moreira Leandro / Sistema FIEB.

 

Com carga horária de 16 horas, a capacitação foi ministrada pelo consultor especialista José Augusto dos Santos, que tem mais de 20 anos de experiência na área. “O conteúdo programático foi desenhado para que os participantes possam entender as ferramentas de forma conjunta. Os participantes vão perceber que o lean manufacturing é um sistema integrado”, explica, enumerando alguns conceitos abordados no curso, como medições de tempo, análise de processos, 5S e gestão visual.

Os participantes da turma aprenderam na prática como funciona o sistema de manufatura enxuta, com a simulação de game lean, uma espécie de maquete que simula uma linha de produção. “A metodologia é extremamente inovadora. Tenho experiência com a temática, mas não tinha visto nenhuma abordagem assim. Sinto que vou conseguir aplicar o aprendizado na prática sem problemas”, avalia o analista de processos Messias Freire Júnior.
 

Os participantes da turma aprenderam na prática como funciona o sistema de manufatura enxuta


“Ele está ensinando de forma prática, o que facilita o aprendizado. Nos mostra todas as etapas do processo produtivo, desde a aquisição de matéria-prima até o produto final”, comenta Dorivaldo Cardoso, analista de planejamento, controle e produção.

O curso integra o portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.