quinta-feira, 20 de abril de 2017

Conselho realiza reunião Itinerante em Santo Antonio de Jesus

Representantes do setor industrial e do governo participaram, em Santo Antônio de Jesus, nesta quarta-feira (19.04), da quarta reunião itinerante do Conselho da Micro e Pequena Empresa Industrial (Compem), promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, Serviço Brasileiro de Apoio á Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Centro das Industrias do Estado da Bahia (CIEB), Frente Parlamentar Estadual da Micro, Pequena e Média Empresa, dentre outras entidades.

Encontro teve como objetivo identificar e direcionar demandas de empresas industriais do Recôncavo. Foto: Divulgação

Realizado no auditório do Hotel Pena Branca, o encontro teve como objetivo identificar e direcionar demandas de micro, pequenas e médias empresas industriais do Recôncavo. E fomentar a ampliação do apoio empresarial da FIEB e da sua rede de parceiros às empresas ali localizadas.

A reunião foi aberta pelo 1º vice-presidente da FIEB e coordenador do Compem, Carlos Gantois, que destacou a importância da ação, que estreita a relação entre a Federação e as indústrias ali localizadas, atendendo ao desafio do Sistema FIEB de interiorizar suas ações, estimulando o fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno e médio porte, um segmento bastante representativo, em virtude da geração de empregos e da sua capilaridade.

“O objetivo de promovermos a reunião itinerante é levar as discussões do Compem para o interior e mobilizar esforços para desenvolver micro, pequenas e médias empresas industriais, ouvindo suas demandas e buscando soluções conjuntas. Com isso, pretendemos contribuir para o processo de interiorização e desconcentração industrial, a melhoria do IDH e da renda per capta, com base no trinômio: tecnologia, inovação e empreendedorismo”, afirmou Carlos Gantois.

GRANDE POTENCIAL

O prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogerio Andrade, destacou a presença da FIEB no município e evidenciou o interesse local de contar com um centro de formação profissional do Sistema FIEB, para beneficiar as empresas localizadas na região, através da oferta de serviços ao desenvolvimento empresarial, extensivos ao trabalhador da indústria e seus dependentes.

O prefeito Rogério Andrade destacou o grande potencial empresarial de Santo Antonio de Jesus, onde existe um ambiente que favorece o crescimento da atividade industrial, haja vista a recente inauguração de um novo distrito industrial. O prefeito considera que essa estrutura fomentará o empreendedorismo industrial e, consequentemente, facilitará a vida do empresário.

O presidente do CIEB e vice-coordenador do Compem, Reginaldo Rossi, chamou à atenção para a necessidade de mobilização e articulação entre empresários. De acordo com Rossi “a união entre empresas é fundamental para destravar processos e estabelecer diálogo com o governo”. Ele chamou atenção, ainda, para a urgência desse movimento empresarial. “O atual momento não é favorável e, nesse sentido, o setor empresarial, independentemente do seu segmento ou porte, precisa estar unido e em contato permanente com o governo e poder legislativo, afinal abrir canais de comunicação é fundamental para a defesa de nossos interesses e a colaboração técnica na elaboração de leis que sejam convergentes aos interesses da empresa industrial”, complementa Rossi.

Até o final do ano, outros eventos similares deverão ser realizados pela FIEB, através do Compem, em outras regiões do estado, a exemplo de Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras.