A+ A-

Notícias

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

FIEB lança Relatório de Sustentabilidade

O Sistema FIEB, por meio do seu Conselho de Responsabilidade Empresarial (CORES) lançou, na última sexta-feira (11), o Relatório de Sustentabilidade do Sistema FIEB (Edição 2014) durante o Seminário Relação e Comunicação Socioempresarial, realizado na sede da instituição. O evento contou com a participação do presidente da FIEB, Ricardo Alban, a presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Salvador e Região (Sindvest), Eunice Habibe, e a presidente da ONG Fábrica Cultural, Margareth Menezes. 
 
FIEB lançou seu Relatório de Sustentabilidade. Fotos: Ângelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
 
“As ações dos Conselhos Temáticos da FIEB são de extrema importância, pois acabam norteando o trabalho da Federação. Nossa expectativa é que este Relatório se torne referência para outras federações”, disse Alban, na abertura do evento.
 
O coordenador do CORES, Marconi Andraos, destacou que a gestão da Sustentabilidade é uma ação que reflete a maturidade de uma organização. “Neste sentido, o Relatório é uma ferramenta que contribui para a melhoria contínua da gestão da sustentabilidade e fortalece a comunicação com as partes interessadas da FIEB”, opinou. 
 
Relatório – O documento, elaborado com base na metodologia internacional GRI 4 – Global Reporting Initiative, envolveu a coleta/informações e de ações desenvolvidas por todas as entidades que integram o Sistema FIEB. Os indicadores estão relacionados com os pilares sociais, ambientais e econômicos da sustentabilidade, sinalizando o nível da gestão da organização, a partir da identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria. 
 
Marcelo Linguitte, representante da Terra Mater, apresentou “Relatório de Sustentabilidade FIEB - Aplicação da Metodologia e Indicadores de Sustentabilidade GR4” esclarecendo como funciona a metodologia e, demonstrando os benefícios que a ferramenta traz para o fortalecimento da gestão da organização.
 
A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Coelho, apresentou Relatório destacando a Federação como agente indutor da Sustentabilidade para as empresas industriais da Bahia e para a própria instituição.  “É muito bom podermos avaliar o que fazemos, fundamentados numa metodologia validada internacionalmente, e perceber que sustentabilidade é algo tangível e está presente em todas as esferas da nossa organização: no corporativo, no institucional e nos negócios.”, comentou. 
 
 
O Seminário contou também com a participação do vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Renova Energia, Ney Maron, da diretora da Fábrica Cultural, Teresa Carvalho, e do diretor presidente da Camisas Polo Salvador, Hari Hartmann.