A+ A-

Notícias

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Fornecedores de produtos e serviços de Camaçari participam de programa de qualificação

Empresas serão beneficiadas pelo Programa de Qualificação de Fornecedores desenvolvido numa parceria do IEL com a Prefeitura Municipal de Camaçari

 

Camaçari concentra as maiores empresas do parque industrial baiano. Apesar de sediar o Polo, o maior do hemisfério Sul, ainda falta ao município uma rede de suprimentos forte e estrutura de comércio e serviços que apoie o desenvolvimento socioeconômico local. Com o objetivo de contribuir para que as empresas da região façam parte desta cadeia será lançado, nesta quinta-feira (10), o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). A ação é fruto da parceria firmada entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Prefeitura Municipal de Camaçari.

 

Criado pelo IEL Bahia, em 2005, o PQF já beneficiou cerca de 500 empresas fornecedoras, sendo 90 certificadas, capacitou mais de quatro mil profissionais, além de prestar serviços individualizados de consultoria nas áreas de Qualidade, Gestão Empresarial, Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. “Os fornecedores incluídos no Programa têm a oportunidade de estreitar relações com as empresas-âncora e prospectar novas oportunidades de negócios, por meio de encontros de negócios, missões técnicas junto às compradoras e rodadas de negócios”, conta o superintendente do IEL, Evandro Mazo.

 

No lançamento, serão apresentados detalhes do Programa e como as empresas de Camaçari poderão participar. O evento acontece na Cidade do Saber, a partir das 8h30. Além de conhecer o PQF, empresários e dirigentes de empresas também terão a oportunidade de participar de uma Rodada de Negócios com grandes compradoras da região.

 

Sobre o Programa - O Programa de Qualificação de Fornecedores visa fortalecer o encadeamento produtivo levando empresas compradoras e fornecedoras a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo troca de serviços com maior eficiência e qualidade, por meio de uma metodologia própria de avaliação, capacitação e certificação das empresas fornecedoras. É dividido em cinco etapas: definição dos critérios e requisitos técnicos de aquisição; identificação, sensibilização de fornecedores locais; desenvolvimento e certificação de fornecedores selecionados; ações de aproximação comercial e de acesso a mercados; e gestão e monitoramento de ações e resultados.

 

As empresas fornecedoras participantes são auxiliadas na implantação de 92 práticas de excelência, distribuídas em 10 critérios. Ao final do processo, elas poderão ser certificadas nas categorias Diamante, Rubi e Topázio. Entre as empresas-âncora que têm parceria com o IEL para desenvolver fornecedores estão Grupo Boticário, Deten Química e Cristal.

 

SERVIÇO

 

O quê: Lançamento do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) de Camaçari.

Quando: 10/05, às 8h30.

Onde: Cidade do Saber, em Camaçari.