segunda-feira, 23 de abril de 2018

IEL forma primeira turma de jovens aprendizes

Em clima de celebração, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) formou, na última sexta-feira (20.04), a primeira turma de jovens aprendizes do curso de aprendizagem básica em assistente administrativo.  A solenidade foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, em Salvador.  Participaram da cerimônia, pelo IEL, o superintendente, Evandro Mazo; a gerente de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras, Edneide Lima; o conselheiro Gladston Campelo; e a instrutora da turma, Luciene Alves. Também participou a assessora de Desenvolvimento de Negócios do SENAI, Ana Valéria Scavuzzi.

Solenidade foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Fotos: Angelo Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB.

O superintendente do IEL, Evandro Mazo, destacou a importância do programa Jovem Aprendiz para o desenvolvimento dos estudantes. “Quanto antes levarmos para eles conceitos como planejamento de carreiras e desenvolvimento de habilidades comportamentais, mais chance de sucesso teremos no processo de formação destes jovens. Por ser o início da carreira, este é o momento em que temos mais condição de sensibilizá-los sobre o papel deles no planejamento de suas carreiras”, ressaltou.

Desde 2016, o IEL passou a apoiar empresas baianas (exceto indústrias, que são atendidas pelo SENAI) com o serviço de Jovem Aprendiz. No total, o curso tem carga horária de 1.792 horas, aliando teoria e prática. Além do conteúdo metodológico exigido pelo Ministério do Trabalho, o serviço do IEL engloba capacitações comportamentais, com o objetivo de orientar os jovens sobre planejamento de carreiras, promovendo o autoconhecimento e contribuindo para o desenvolvimento profissional. A primeira turma de jovens aprendizes também contou com acompanhamento de coach.

“Tivemos um resultado muito positivo, conseguimos despertar neles a importância da vida profissional e do protagonismo para o planejamento de carreira. Muitos destes jovens foram contratados, muitos buscaram seguir os estudos, ingressando no ensino superior. O que queremos é que tenham consciência de que são eles que vão determinar como serão suas carreiras e que a carreira de sucesso é aquela que vai fazê-los felizes”, pontuou a gerente de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL, Edneide Lima.

O estudante Elder Cunha conquistou uma vaga no mercado de trabalho.

Entre os que conseguiram se estabelecer no mercado de trabalho, está o estudante Elder Cunha. “Sempre mostrei seriedade em qualquer atividade desenvolvida. Foi uma realização quando recebi a notícia de que seria contratado. Foi o resultado do trabalho que realizei”, conta, lembrando que as capacitações comportamentais ajudaram a melhorar o relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe.

Orador da turma, Pablo Nascimento recordou o caminho trilhado até a formatura.

Com idades entre 14 e 22 anos, os 32 formandos passaram por dois anos de capacitação. Orador da turma, Pablo Nascimento recordou o caminho trilhado até a formatura, destacando o que a experiência acrescentou no aspecto pessoal e profissional.  “Quando comecei, era muito imaturo, não tinha noção do que o trabalho pode fazer com a pessoa. Hoje isso mudou. Amadureci muito ao longo do curso, me sinto renovado e satisfeito, sei o que é ter responsabilidade e comecei a pensar mais positivamente. Acho que é isso que o primeiro emprego faz com o jovem”, avalia o estudante, que já começou a refletir sobre seu futuro profissional e identificou afinidade com as áreas de Administração e Logística.

Ao final da solenidade, os jovens prestaram homenagem à coordenadora do curso, Karoline Porto, e à instrutora da turma, Luciane Alves. “Hoje me sinto realizada. É parte de um processo que estamos fechando. É uma semente que a gente planta. Então é muito gratificante quando recebo mensagens dizendo que um deles passou em um processo seletivo ou que entrou na faculdade. Mostra que essa semente fez diferença na vida dessas pessoas”, comentou.

Confira mais fotos da solenidade.