terça-feira, 20 de junho de 2017

Firmada parceria entre IEL e Grupo Boticário para qualificar fornecedores

Vinte e cinco empresas baianas fornecedoras de produtos e serviços serão qualificadas graças a uma parceria firmada entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Grupo Boticário. As empresas vão participar do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), apresentado a empresários e representantes de empresas no dia, 07.06, em evento realizado na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari.

O diretor de Suprimentos do Grupo Boticário, Fábio Miguel, destacou os valores da empresa. Fotos: Divulgação.

O diretor de Suprimentos do Grupo Boticário, Fábio Miguel, destacou os valores da empresa, que atualmente conta com mais de 3.000 fornecedores indiretos e cerca de 300 diretos. Ele explicou que a empresa possui um processo de homologação para todos os fornecedores, que precisam atender critérios de qualidade.

“Entendemos que precisamos desenvolver fornecedores aqui na Bahia para nos apoiar nesta jornada iniciada em 2014 com a instalação da nossa fábrica. Agora a gente vai dar a mão aos nossos fornecedores e qualificá-los para gerar oportunidades de negócios, de emprego e renda”, ressaltou.

Com expertise na área há mais de 10 anos, o IEL apoiará o Grupo Boticário na qualificação de fornecedores. A gerente de Desenvolvimento Empresarial do instituto, Fabiana Carvalho, apresentou o PQF, cujo objetivo é fortalecer o encadeamento produtivo, levando empresas compradoras e fornecedoras a aperfeiçoar e ampliar sua rede de negócios, estabelecendo troca de serviços com mais eficiência e qualidade.

“O processo de qualificação envolve consultorias e capacitações em áreas estratégicas como gestão empresarial, gestão ambiental, gestão financeira, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social. Nesta parceria, em especial, teremos algumas oficinas temáticas que serão ministradas por técnicos do Grupo Boticário”, explicou.

A gerente de Desenvolvimento Empresarial do instituto, Fabiana Carvalho, apresentou o PQF.

Os participantes do evento conheceram a experiência de duas empresas baianas com o programa desenvolvido pelo IEL. Uma delas foi a Festcor, grupo do segmento de tintas. A diretora executiva Arlene Vilpert, contou que o programa contribuiu para a descentralização nas tomadas de decisão e o aumento da sinergia entre as áreas.

Além disso, ela destacou que a certificação do PQF contribuiu para que a Festcor passasse em auditoria de uma grande empresa do setor da construção civil. “Com os nossos processos qualificados, pudemos fazer as entregas com qualidade, agilidade e preço. Hoje somos considerados o melhor fornecedor do nordeste para a MRV. Tenho certeza que a entrada do PQF na empresa ajudou para que fôssemos homologados nesse cenário”, contou.

Sobre o PQF

O Programa de Qualificação de Fornecedores é dividido em cinco etapas: definição dos critérios e requisitos técnicos de aquisição (junto à empresa âncora); identificação, sensibilização e seleção de fornecedores locais; desenvolvimento e certificação de fornecedores selecionados; ações de aproximação comercial e de acesso a mercados; e gestão e monitoramento de ações e resultados.

As empresas fornecedoras participantes são auxiliadas na implantação de 92 práticas de excelência, distribuídas em 10 critérios. Ao final do processo, elas podem ser certificadas nas categorias Diamante, Rubi e Topázio.