A+ A-
Programa de Competitividade para Internacionalização das MPMEs da Bahia
Programa de Competitividade para Internacionalização das MPMEs da Bahia

Soluções para potenciais exportadores
 

Programa voltado às pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam aumentar a competitividade e atingir mercados internacionais, por meio do acompanhamento individualizado, pensamento estratégico e ações de preparação para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.
 
É composto por diversas etapas iniciando pelo levantamento de informações estratégicas que subsidiarão a identificação de necessidades das empresas, dando origem ao Plano de Internacionalização – P.I., que se constitui de informações que orientarão a decisão estratégica do empreendedor, além da indicação de ações de capacitação, de inteligência e promoção comercial.
 
Essas ações envolvem diversos parceiros, comprometidos com a disponibilização de seus portfólios ajustados ao perfil de cada negócio e monitorados individualmente. Além do Sistema FIEB (SENAI/CIMATEC, IEL, CIEB), são parceiros a Confederação Nacional das Indústrias - CNI, a Apex-Brasil o SEBRAE e diversas entidades nacionais e internacionais.
 



Etapas do Programa
 

  • Sensibilização e captação do público-alvo, na capital e interior do estado 
  • Avaliação individual: metodologia do PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora (Apex-Brasil), em parceria com o IEL Bahia;
  • Elaboração de Plano de Internacionalização (P.I.) para cada empresa, de acordo com as demandas identificadas relativas a: gestão, produto, acesso a mercados, sustentabilidade, certificações, dentre outras;
  • Inteligência comercial: elaboração de estudos e prospecção de mercados, identificação de potenciais clientes, canais de distribuição, segmentação, tendências do mercado, dentre outros.
  • Promoção de Negócios: apoio à participação das empresas em missões técnicas e comerciais, Feiras internacionais, Rodadas de Negócios, dentre outros.


Para inscrever-se ou obter mais informações clique aqui.


CIN-FIEB
Tel.: 3343-1327
Email: cin-fieb@fieb.org.br.


 

 

topo