quinta-feira, 18 de maio de 2017

SENAI Cimatec promove palestra internacional sobre desenvolvimento de startups

Na última segunda-feira (15), o SENAI Cimatec promoveu uma palestra com o professor Eugene Cornelius Jr. (EUA), sobre o investimento para o crescimento e desenvolvimento de startups. Durante a apresentação, o professor trouxe números da realidade americana em termos de investimento nas pequenas e médias empresas e fez um comparativo com o Brasil. A vinda de Cornelius teve o apoio do Sistema FIEB, por meio do SENAI e do Centro Internacional de Negócios (CIN), além da Rede Bahia e do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

EUGENE CORNELIUS JR. ACOMPANHADO DE TATIANA FERRAZ, DEBORA LEITE E FLÁVIO MARINHO. FOTO: SENAI Cimatec

Eugene Cornelius Jr. é vice-administrador associado do Escritório de Comércio Internacional da U.S. Small Business Administration (SBA) – Agência do Governo Americano vinculada diretamente ao presidente dos Estados Unidos da América, e responsável por pequenos negócios.

A realidade brasileira se assemelha com a americana em termos de programas que atendem as empresas iniciantes no mercado de inovação. Chamadas de startup, essas empresas são formadas por um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Durante sua visita ao Cimatec, Eugene visitou a estrutura do Campus e laboratórios de pesquisas em inovação, e conheceu alguns dos principais projetos. “Vocês são muito mais avançados do que imaginei. O trabalho que vocês desenvolvem aqui é fantástico”, disse o professor.

No decorrer da palestra, Eugene mencionou que, após realizar a visita, sentiu-se obrigado a mudar alguns pontos da sua apresentação. “Há um mundo de conhecimentos neste Campus. Eu estou muito orgulhoso com o Brasil, com a Bahia, com o Cimatec, e estou ansioso para voltar para o Estados Unidos e compartilhar com as pessoas sobre a minha visita, sobre o que vi aqui”, afirmou o professor.

Antes do fim palestra, a Gerente do Centro Universitário SENAI Cimatec, Tatiana Ferraz, destacou que assim como nos Estados Unidos, o Brasil possui algumas iniciativas para financiamento de projetos de inovação para micro e pequenas empresas, a exemplo da EMBRAPII – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. “Através da EMBRAPII, a empresa recebe um recurso do governo que com compartilha o risco da inovação com a empresa”, pontuou Tatiana, revelando ainda, que o SENAI CIMATEC é a principal unidade EMBRAPII no país.

A palestra foi transmitida ao vivo através da página oficinal no Facebook do SENAI CIMATEC está disponível para visualização em facebook.com/cimatecoficial.